CulturaPrimeira Vista

Os Ensembles de Natal da vetusta “Philarmónica” Ovarense

A Banda Filarmónica Ovarense esteve presente no programa de Animação de Natal do Município, participando com dois dos seus Ensembles – clarinetes e saxofones (ver vídeos em baixo) em vários lugares da cidade.

O mês de dezembro é sempre de grande significado para banda vareira e uma das mais antigas do país, já que assinala o seu aniversário. Em 2020, passam 209 anos desde a sua fundação pela mão do Padre Fernando Luís de Carvalho, responsável até então pela música de capella do Concelho de Ovar (pequena agrupamento musical), ligada à Ordem Franciscana da então vila. O seu primeiro maestro foi o professor António José Valério.

Nasce a Philarmónica Ovarense a 4 de Dezembro de 1811, fruto, em primeira instância, do receio de futuras represálias por parte da doutrina expansionista e de renegação cultural do império francês nas suas sucessivas tentativas de invasão.

A história desta agremiação confunde-se com a do país e do mundo, sendo de elementar justiça relevar o empenho e dedicação de todos as mulheres e homens que com o seu trabalho e dedicação à causa e à cultura fizerem que conseguisse atravessar várias crises socias e económicas, invasões, guerras civis, duas guerras mundiais e se apresente hoje perante nós como uma instituição sólida e de reconhecido mérito e relevância.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo