LocalPrimeira Vista

Outro engenho fumígeno encontrado em Esmoriz

Um engenho fumígeno voltou a aparecer numa praia da costa vareira, desta vez na Praia do Cantinho, em Esmoriz, ao final desta manhã. Desta vez terá sido um banhista que o terá encontrado enquanto nadava.

Segundo os Bombeiros Voluntários de Esmoriz, que enviaram para o local duas viaturas e sete homens, trata-se de um “marcador de fósforo”. Os bombeiros alertaram a Capitania do Porto do Douro, GNR e Base Aérea de Maceda e chamam a atenção para “a perigosidade deste tipo de dispositivo” do tipo Marine Marker”.

Em conformidade com as normas de segurança estabelecidas, a Polícia Marítima procedeu à evacuação da praia e identificação do engenho, efectuando de seguida o seu acompanhamento para local seguro para se proceder à respetiva inativação.

A operação, que foi coordenada pelo Capitão do Porto do Douro, terminou após a detonação do engenho realizada pelos Mergulhadores da Marinha. Durante toda a operação, estiveram ainda em apoio os Bombeiros de Esmoriz.

Devido à confluência de diversas rotas marítimas e aéreas, este tipo de engenho é encontrado com alguma frequência na costa portuguesa e requer precauções no seu manuseamento

Recorde-se que há cerca de uma semana, a Marinha Portuguesa informou ter detonado, dois engenhos encontrados na praia do Furadouro. Mais tarde, num local seguro, estes viriam a ser “detonados pelos mergulhadores da Marinha”.

Começa a tornar-se um hábito o aparecimento destes engenhos nas praias de Ovar, nesta altura do ano. Dada a proximidade da Base de Maceda, há quem garanta tratar-se de instrumentos de localização usados em exercícios aéreos. Desta vez, terá sido um helicóptero a lançar os últimos engenhos. Dado tratar-se de praias com uso balnear intenso, já era tempo de as autoridades actuarem. É que estes engenhos podem ser perigosos.

Ainda que aparente um estado estável e seguro este tipo de engenhos poderá encontrar-se acionado e totalmente funcional contendo ainda parte da sua carga. Estes engenhos não devem ser manuseados e/ou removidos devendo informar-se de imediato as autoridades ou utilizar o número nacional de emergência 112.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo