Local

Ovar Career Camp preparou jovens para o mercado de trabalho

Com o intuito de auxiliar jovens entre os 16 e 18 anos a tomarem melhores decisões sobre o seu futuro profissional, a Câmara Municipal de Ovar, através do seu Serviço de Juventude, promoveu a 4ª edição do «Ovar Career Camp», um projeto no qual os participantes beneficiaram de duas semanas de formação em softskills e contacto com profissionais de várias empresas, o que lhes permitiu conhecer várias profissões e o funcionamento do mercado de trabalho.

“Sentimos como nossa a missão de ajudar os nossos jovens a conhecerem-se melhor e a desenvolverem as suas competências”, explica Ruben Ferreira, Vereador da Juventude da Câmara Municipal de Ovar, “na esperança de que, assim, eles se encontrem em melhores condições de poderem decidir a sua carreira de sonho”.

Ruben Ferreira considerou ainda que o «Ovar Career Camp» conseguiu, nesta 4.ª edição, que decorreu entre 19 e 30 de julho de 2021, “inovar nas dinâmicas, sem perder o ADN que tem feito da iniciativa um sucesso desde o primeiro momento”. Na opinião do autarca, para o sucesso da iniciativa, muito tem contribuído a gratuitidade do evento. “As duas semanas de formação são gratuitas para todos os participantes, porque a Câmara Municipal investe, de bom grado, na formação dos seus jovens”, assegura.

Na sessão de despedida, um dos participantes afirmou: “Não só saio do Camp com novos amigos como descobri a carreira que quero seguir na minha futura profissão”. Outra das participantes, por seu lado, elencou como pontos altos da iniciativa “os jogos de trabalho em equipa e as dinâmicas de apresentação pessoal”.

Na primeira semana de formação, que decorreu na Escola de Artes e Ofícios de Ovar, os participantes realizaram dinâmicas de educação informal e não formal que visaram trabalhar competências de comunicação, liderança, trabalho em equipa e marketing pessoal. Na segunda semana, os jovens foram divididos em grupos, de acordo com as áreas de interesse profissional disponíveis, como: Ciências e Engenharias, Gestão e Economia, Ciências Sociais e Humanas, Saúde e Artes. Dentro de cada área, os jovens contactaram, à distância, com várias profissões e profissionais diferentes.

O Career Camp é uma iniciativa que ocorre em Ovar, no Porto e em Lisboa, sendo que em Ovar o evento é integralmente financiado pela Câmara Municipal, ocorrendo anualmente desde 2018, e tendo como público-alvo jovens entre os 16 e os 18 anos.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo