CulturaPrimeira Vista

Ovar na Rede Europeia de Semanas Santas devido a tradições e capelas com cinco séculos

A Paróquia de Ovar vai integrar a Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa, depois de um comité internacional ter reconhecido as suas procissões e capelas, com cinco séculos de história, como património dessas tradições católicas.

Segundo o pároco Víctor Pacheco, a referida rede é dirigida por instituições de vários países – entre os quais Espanha, Itália, Malta e Eslovénia – e foi criada para coordenar a investigação em torno das práticas europeias mais simbólicas da Semana Santa, de forma a que essas possam vir a constituir um dos itinerários culturais tutelados pelo Conselho da Europa.

A formalização da adesão à rede vai verificar-se em março, na cidade italiana de Palermo, e refletirá assim o reconhecimento das “características especiais da Semana Santa de Ovar no contexto europeu”, em particular devido ao seu circuito de Capelas dos Passos, “de uma grandiosidade única em Portugal”, e ao seu conjunto de Procissões Quaresmais, de maior dimensão do que acontece na generalidade do território nacional.

Víctor Pacheco afirma: “Só existem três outras cidades com grandes tradições quaresmais em Portugal – Braga, Idanha-a-Nova e Óbidos – e, no caso de Ovar, distinguimo-nos por duas razões: pelas nossas sete Capelas dos Passos, cujo edificado atual é do século XVIII, mas que já existiam antes, quando eram móveis e construídas em madeira; e as nossas sete Procissões Quaresmais, entre as quais a mais antiga se realiza, de acordo com registos históricos, desde 1590 ou 1592”.

O padre de Ovar nota que o programa de celebrações da Quaresma e Páscoa nessa cidade do distrito de Aveiro é organizado por uma comissão que integra cinco entidades locais e regionais: a Paróquia de São Cristóvão, a Irmandade de Nosso Senhor dos Passos, a Venerável Ordem Terceira de São Francisco, a Câmara Municipal e ainda o Turismo do Centro de Portugal – além de parceiros como o Orfeão de Ovar.

O reconhecimento internacional da Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa – que em março validará também a candidatura de Óbidos – constitui agora um novo incentivo à atividade desse comité organizador, já que “vai dar mais prestígio e visibilidade exterior às procissões e às Capelas dos Passos”.

“Acredito que este é o primeiro passo para a nossa Semana Santa de Ovar se afirmar como um produto turístico que terá como público-alvo não apenas a comunidade católica, mas também a população com interesse geral em história, arquitetura, arte sacra, etc.”, defende Víctor Pacheco.

A médio e longo prazo, a expectativa do pároco é ainda que o circuito internacional da referida rede passe a constituir um dos itinerários culturais que o Conselho da Europa quer valorizar no território do Velho Continente. “Foi o que aconteceu com os Caminhos de Santiago”, explica.

“Também eram um conjunto de caminhos informais até Santigado de Compostela, cada um definido à sua maneira, como a cidade por onde passava bem entendesse, e depois de ser institucionalizado transformou-se num programa mais coerente e num produto turístico de muito maior dimensão e impacto”.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo