LocalPrimeira Vista

Ovar no Guiness? “O Maior Pequeno Almoço Lácteo do Mundo”

Mais de 4.500 escuteiros juntaram-se em Cortegaça, Ovar, para tomar um pequeno  almoço que pode, não só ficar na história, como ser o maior da história em que todos comeram papa láctea.

Só falta o Guiness Book of Records pronunciar-se sobre o evento que se realizou esta semana no âmbito do ACAREG – Acampamento Regional do Porto do Corpo Nacional de Escutas.



“Podem comer!”, ouviu-se pelo som de um megafone, antes de 3641 escuteiros da região do Porto e convidados encherem as colheres de papa Cerelac. Foi a candidatura ao Guinness para estabelecer o recorde de maior pequeno-almoço de papa láctea do Mundo.

O evento homenageia também o 150.º aniversário do nascimento do neurologista António Egas Moniz (1874-1955), que foi laureado com o Nobel da Medicina em 1949 pela descoberta da leucotomia pré-frontal.

Egas Moniz, que conhecia o problema da subnutrição infantil e as deficientes condições de higiene que envolviam a comercialização de leite fresco em Portugal, foi também responsável pela criação, em 1923, da primeira fábrica de leite em pó, em Avanca (Estarreja). Em 1933, Egas Moniz conseguiu o exclusivo de fabricação e venda dos produtos Nestlé e começou a fabricar a farinha láctea, com alterações para assemelhar-se ao paladar nacional em 1936. Em 1954, passou a chamar-se Cerelac, mantendo a mesma receita e sabor.

O ACAREG100, que decorreu até domingo, aconteceu depois de cerca de 8.500 escuteiros de todo o Mundo terem estado no mesmo local no 16.º World Scout Moot, organizado pela Federação Escutista de Portugal e promovido pela Organização Mundial do Movimento Escutista.

Botão Voltar ao Topo