Cultura

Ovar reforça estatuto de “Município Amigo da Juventude”

Depois de, em 2021, ter sido reconhecido como membro fundador da Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude, no dia 26 de maio, o Município de Ovar viu reforçado esse estatuto ao receber a bandeira e o selo de «Município Amigo da Juventude», desta vez na Categoria de 3 Estrelas. A distinção foi atribuída pela Federação Nacional das Associações Juvenis, no final do 3º Encontro Nacional de Municípios Amigos da Juventude, assegurando a manutenção da autarquia na Rede de Municípios Amigos da Juventude.

Para Ruben Ferreira, vereador da Juventude da Câmara Municipal de Ovar, a distinção é por um lado “um orgulho, porque resulta do reconhecimento do trabalho e empenho da autarquia em promover políticas que beneficiem os jovens” e, por outro, “um estímulo para o Município continuar a ir cada vez mais longe em matéria de Juventude”.

O autarca recordou ainda que “o Município de Ovar tem demonstrado um compromisso enorme com os jovens e tem investido, de bom grado e de forma sustentada, para garantir que eles têm melhores oportunidades para crescerem, evoluírem e desenvolverem o seu potencial”. A título de exemplo, recorda as diversas iniciativas lúdicas e de formação que o Serviço de Juventude promove ao longo do ano, inteiramente gratuitas e a ocorrerem de forma descentralizada pelo território do concelho.

Recorde-se que a bandeira e o selo de Município Amigo da Juventude são atribuídos pelo Federação Nacional de Associações Juvenis (FNAJ) aos Municípios como reconhecimento da implementação de políticas e iniciativas de sucesso que atendem às necessidades e aos interesses dos jovens. A avaliação envolveu diversos critérios, entre os quais a existência de Pelouro da Juventude e de Conselho Municipal de Juventude, medidas de apoio ao Associativismo Juvenil e rúbricas do Orçamento Municipal especificamente afetas a projetos de juventude.

No 3º Encontro Nacional de Municípios Amigos da Juventude, a autarquia de Ovar foi uma das poucas convidadas para apresentar uma boa prática municipal, tendo o Vereador Ruben Ferreira apresentado os projetos «Workshops Jovem, Tu Decides» e «YOLO Academy».

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo