Comunidades

Tradições Minhotas homenageadas em livro que conta 15 anos de histórias

Desgarradas, Concertinas e Tradições é uma homenagem à cultura popular, enquanto traço característico de um povo. Cláudia Martins, mentora e vocalista da banda Minhotos Marotos quer perpetuar algumas das histórias vividas ao longo de 15 anos de estrada, mas acima de tudo aproximar o público das tradições.

Este livro fala dos 15 anos do projeto musical Cláudia Martins & Minhotos Marotos, desde a génese, à evolução, e sendo inclusive revelados pormenores e histórias nunca antes contados, mas fala também de tradições, do seu significado, da sua génese e ligação à contemporaneidade. No livro fala-se de concertinas, indo mesmo à sua origem e aos cantares ao desafio. É ainda abordada a importância da música no crescimento do ser humano e no seu bem-estar. É um livro simples, mas que contém conteúdo bastante denso.

O livro conta com um texto de Augusto Canário que explica a importância de continuar a cantar as tradições. O professor Capela Miguel vinca num texto essa importância da cultura e das tradições como traço característico de um povo. O professor Diamantino Ribeiro ajuda a perceber a importância e o impacto da música no conceito de bem-estar.  Dentro da equipa dos Minhotos Marotos, o Road Manager Telmo Ribeiro leva cada leitor para cima do palco ao revelar os pormenores que compõem a magia que está por trás de cada concerto, e a equipa de Comunicação mostra através de dados concretos que aquilo que se faz no palco vai muito além do palco. Filipe Gachineiro escreveu uma lição sobre a origem da concertina e ficou ainda disponível o método de ensino criado pela Cláudia Martins. O Paulino Brasileiro fala um bocadinho daquilo que foi criar um trabalho único ao contar a história de Portugal em verso, cantando à desgarrada. A edição é da Tradisom.

O livro lançado a 6 de fevereiro, vai ser agora apresentado em Braga – FNAC Braga Parque – a 06 de março, Viana do Castelo – FNAC Estação Viana – a 13 de março, Guimarães – Livraria Ideal – a 17 de março.

Em Braga, a apresentação será feita por Paulino Brasileiro e José Moças. Uma semana depois, Augusto Canário e Filipe Gachineiro farão a apresentação do livro em Viana do Castelo.

Está também disponível nas plataformas um novo EP com três novos temas: Aponta, Manter a tradição e Vamos todos à romaria.

Cláudia Martins é uma cantora popular portuguesa. É autora e intérprete das suas canções, e é conhecida pelas e desgarradas. Na sua carreira conta com cerca de 18 álbuns editados, 5 EP’s e mais de dois mil espetáculos, que levaram a tradição popular portuguesa aos cinco continentes. Em 2024 a banda vimaranense celebra 15 anos de carreira e já com várias dezenas de espetáculos confirmados em Portugal e pelas comunidades da diáspora.

 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo