LocalPrimeira Vista

Ovar tem 200 mil Euros para investir no plano de transportes

Estarreja já avançou com um projecto-piloto

O concurso público para a concretização do Plano Intermunicipal de Mobilidade e Transportes da Região de Aveiro (PIMTRA) que pretende fomentar, à escala intermunicipal, “a articulação entre os diferentes modos de transporte, bem como a implementação de um sistema integrado de mobilidade e minimização dos custos de investimento e exploração”, lançado em 2020, ficou deserto.

Ovar foi dos municípios da CIRA que apostou mais neste plano, integrando carreiras a ligar vários locais da sede de concelho, Esmoriz, Furadouro, Cortegaça, São Vicente de Pereira, etc. “Com o surgimento da pandemia o concurso ficou deserto, o que pode ser explicado pelo temor de uso dos transportes públicos e o consequente retraimento dos operadores”, explicou Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal de Ovar.

“Estamos a refazer esse caderno de encargos de modo a aumentar a atractividade dos operadores com uma fatia de 200 mil euros a serem suportados por Ovar”, revelou.

O autarca aguarda pelo resultado do concurso público entretanto relançado mas, se o desfecho se repetir, “vamos autonomizar o processo da CIRA e investir esses 200 mil euros em causa própria para melhorar os transportes urbanos do concelho”.

Quem já avançou foi Estarreja, numa parceria com a Transdev, inaugurando no dia 1 de fevereiro a rede “Estarrejabus – Transportes Urbanos de Estarreja” que dota o Município de uma solução económica de transporte.

A rede é constituída por sete linhas – uma para cada dia útil, um circuito urbano que funciona todos os dias úteis e aos sábados, e um circuito para o Eco Parque Empresarial, com o objetivo de levar os trabalhadores à zona industrial, também disponível de segunda a sexta-feira, com um horário de manhã e outro à tarde.

O projecto-piloto que representa 45 mil euros de investimento, prevê ainda a possibilidade dos habitantes de algumas das localidades menos populosas poderem viajar aos dias úteis mediante transporte a pedido, disponibilizando para tal um contacto telefónico gratuito, que deverá ser feito no dia útil anterior ao da viagem, até às 15h00.

Para promover a adaptação dos estarrejenses a este novo serviço, todas as viagens serão inteiramente gratuitas até ao dia 14 de fevereiro. Depois dessa data, as viagens terão o custo único de 0,50€, sendo que, mediante apresentação, portadores de cartão jovem e cartão sénior beneficiam ainda de 50% de desconto.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo