EmpresasPrimeira Vista

“Ovar tem todas as características para receber um restaurante McDonald’s” – Marisa Louro

A um dia da inauguração oficial do primeiro restaurante McDonald’s de Ovar (abre ao público nesta terça-feira, dia 21), o OvarNews falou com Marisa Louro, franquiada  que aceitou o desafio de vir representar a marca na cidade vareira.

Que novidades podem os vareiros esperar deste restaurante?
Com uma decoração moderna, o novo restaurante apresenta um design arrojado, áreas amplas e modulares que evidenciam o sabor e a frescura dos produtos da marca. O espaço inclui ainda as mais recentes tecnologias disponíveis ao serviço dos clientes, como os quiosques multimédia, que permitem realizar e pagar o pedido
autonomamente, levantando-o numa área específica para o efeito, o Menuboard Digital, tomadas USB e carregadores wireless.

Como surgiu a possibilidade de instalar um restaurante em Ovar?
As aberturas são estudadas pela McDonald’s Portugal de acordo com as potencialidades de cada mercado, adequando-se a tipologia do restaurante às necessidades e identidade local. Ovar tem todas as características para receber um restaurante McDonald’s. É uma cidade em franca expansão e com uma localização privilegiada.

Que leque de valências terá o restaurante de Ovar?
O restaurante McDonald’s Ovar apresenta duas pistas de McDrive, permitindo um rápido atendimento e maior conveniência a quem escolhe este serviço. Tem capacidade para 131 lugares sentados na sala e 72 na esplanada. A esplanada conta ainda com um playland, destinado aos mais novos. Dispõe de um parque de estacionamento privado com 40 lugares, incluindo 12 lugares dedicados a famílias e a pessoas com mobilidade reduzida, bem como os serviços pedidos mobile e McDelivery. Estão ainda ao dispor dos clientes 2 lugares de
estacionamento com pontos de carregamento elétrico. A par da ampla oferta da marca, o novo McDonald’s Ovar irá também oferecer uma vasta opção de menus de pequeno-almoço. Irá funcionar todos os dias das 8h00 às
02h00 a partir de 21 de maio.

A responsabilidade social é uma das áreas em que a McDonald’s aposta?
A McDonald’s é parte integrante das comunidades onde está inserida e procura ser um vizinho ativo nestas localidades, contribuindo para o seu desenvolvimento e acrescentando valor à mesma com, por exemplo, a criação de emprego ou o apoio a instituições locais. Nomeadamente, seguimos, o lema de ‘retribuir à comunidade parte daquilo que ela nos dá’ sob a forma de parcerias e iniciativas conjuntas com várias
instituições locais e nacionais. Em cada abertura de um novo restaurante McDonald’s temos a preocupação de
‘apadrinhar’ pelo menos uma instituição local. Normalmente, a identificação da instituição apadrinhada é decidida em conjunto com as autarquias locais, dado que conhecem de perto as necessidades locais.
A nível nacional, a Fundação Infantil Ronald McDonald é o grande projeto social da McDonald’s Portugal. A Fundação apoia de forma gratuita as crianças em tratamento hospitalar e as suas famílias, através dos seus projetos próprios – Casas Ronald McDonald, de Lisboa e do Porto, o Espaço Familiar Ronald McDonald, no Hospital Santa Maria em Lisboa e no Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, e a Sala de Brincar
Ronald McDonald, na nova Ala Pediátrica do Hospital São João, no Porto. O papel destes Espaços é o de aproximar as famílias e as suas crianças e de contribuir para o seu bem-estar.

As equipas de colaboradores estão definidas?
Para a abertura de Ovar contamos com uma equipa de cerca de 60 novos colaboradores constituída por Gerente e Equipa de Gestão, Colaboradores, Treinadores e Relações Públicas. O recrutamento poderá ser reforçado mediante as necessidades do restaurante. Apostamos no desenvolvimento das nossas pessoas e para isso proporcionamos às nossas equipas formação constante e progressão de carreira. Quem se identificar com os valores da marca, e quiser integrar as nossas equipas, poderá candidatar-se através do site da McDonald’s. Disponibilizamos horários em full time ou part-time para os colaboradores que procurem conciliar a vida
profissional com os seus hobbies ou com os estudos.

Quantos restaurantes possui o grupo que dirige?
Atualmente, tenho a gestão de mais um restaurante. Sou franquiada da marca desde o ano passado, e foi com muito orgulho e sentido de responsabilidade que aceitei o desafio de vir representar a marcar na cidade de Ovar.

Desde 2019 que se sabia que a McDonalds se vinha aqui instalar. Porque
demorou tanto a concretizar-se?
É a McDonald’s que realiza todo o processo de avaliação e seleção dos locais onde irá instalar um restaurante. Respeitamos cada nova localidade que integramos, trabalhando a par com as autoridades e entidades locais. São processos que envolvem muitas fases e que por vezes são bastante morosos.

Conhece a história em torno do local e da casa que ali existia?
Sim, já ouvi falar de lendas associadas à Casa Amarela que existia no local.

O investimento nesta unidade hoteleira da McDonald’s é muito elevado?
A abertura de um restaurante McDonald’s representa um investimento entre 1 milhão e 1 milhão e meio de euros.

Quem investe? A marca ou o franchisado?

Ambos. A McDonald’s investe em todo o processo que precede a abertura – estudos, prospeção de térreos, aquisição de terreno e construção do restaurante. O franquiado adquire posteriormente o restaurante para o poder operar.

Qual o retorno que espera ter e em que prazo?
A rentabilidade de um restaurante McDonald’s depende de uma série de fatores como as vendas realizadas, a localização do restaurante, os custos operacionais e, também, a capacidade de o próprio franquiado para liderar e gerir o seu negócio.

Publicidade
Botão Voltar ao Topo