Válega: Junta apela à aquisição da Quinta da Misericórdia
O presidente da Junta de Freguesia de Válega, Jaime Almeida, apelou “à aquisição da Quinta do Cruzeiro à Santa Casa da Misericórdia para se proceder à elaboração de um plano de pormenor para aquele espaço”.
O autarca lembrou que o actual executivo da junta valeguense apresentou, recentemente, apresentou à Câmara Municipal de Ovar um estudo prévio de Planeamento Urbano para a Regeneração Urbana do Centro da Freguesia de Válega.
Falando durante a sessão comemorativa do 32.º aniversário da elevação da freguesia de Válega à categoria de vila, jaime Almeida disse ser “imperativo que a Câmara Municipal de Ovar proceda à aquisição do edifício onde foi a Camara Municipal de Pereira”. Recuperar o Centro Histórico de Vila Pereira Jusã para o transformar num espaço museológico e/ou local de arquivo foi outro objectivo deixado na sessão. A autarquia pensa que o espaço poderá vir a ser dinamizado pelo Grupo de Moradores de Vila Pereira Jusã.
Em jeito de balanço, o autarca disse que os 32 anos foram “muito positivos em relação a tudo o que foi feito e está a ser feito, quer pela Junta de Freguesia de Válega, quer pela Câmara Municipal de Ovar, em prol do desenvolvimento da nossa terra e do bem-estar das pessoas, apesar de ser um facto inegável que ainda há muitos projetos a cumprir e, sobretudo, muito trabalho, trabalho e trabalho pela frente para que a nossa freguesia não perca o rumo, a esperança e a confiança num futuro colectivo ainda mais risonho”.
Mesmo com “inúmeras dificuldades”, continuou, “o meu Executivo vai mostrando obra feita, procurando realizar os projectos a que se propôs levar a cabo”.
Foto: Nuno Pereira