Saúde

CHEDV cria escola de formação em saúde no antigo palacete do Hospital de São João da Madeira

Com sede no antigo palacete do Hospital de São João da Madeira, o Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV) cria a Escola Luís Vega de formação em saúde; novo projecto pretende optimizar e ampliar a formação em emergência médica para todos, contribuindo com a maximização da literacia em saúde dos cidadãos, bem como dotar profissionais de saúde com mais competências no tratamento do doente crítico.

Baptizada de “Escola Luís Vega_formação em saúde” é uma homenagem a Luís Vega, médico do CHEDV durante 20 anos e que foi vítima do trágico acidente aéreo com o helicóptero do INEM em 2018, numa missão de salvamento em contexto de emergência.

Na cerimónia de inauguração daquela unidade, que contou com a presença do ministro da Saúde, Miguel Paiva, o presidente do Conselho de Administração do CHEDV, destacou a “necessidade de facultar formação” nesta área à população, afirmando que a escola vai possibilitar cursos em suporte básico de vida adulto e pediátrico, suporte avançado de vida e desfibrilhação automática externa.

Procurando a descentralização dos serviços, assim como a valorização dos espaços físicos do CHEDV, a Escola de Formação Luís Vega, tem a sua sede no antigo palacete localizado na unidade hospitalar de São João da Madeira, um edifício centenário que tinha recebido obras de requalificação, num investimento de mais de 140 mil euros, com fundos próprios do CHEDV, capacitando assim este espaço de forma inovadora e ao alcance de todos, sem perder a identidade original secular de servir a comunidade.

Acreditado como entidade formadora pelo INEM desde 2021, o CHEDV está capacitado em várias valências formativas com certificação, como Suporte Avançado de Vida (SAV); Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa (SBVDAE); Suporte Básico de Vida Adulto (SBV A), Suporte Básico de Vida Pediátrico (SBV P).

Com foco na responsabilidade social e valorizando a sua proximidade na comunidade, o CHEDV encontra na “Escola Luís Vega_formação em saúde” a difusão perfeita para a maximização da literacia em saúde de todos os cidadãos, em SBV A e SBV P.  A componente da formação externa irá desde a formação a instituições e/ou particulares, às ações de sensibilização de cariz social e ainda à realização de “mass training” a entidades que contribuem de forma decisiva para o reforço da cadeia de sobrevivência (Forças de Segurança, Escolas, etc.).

O leque formativo da “Escola Luís Vega_formação em saúde”, com uma componente da formação interna,permite alcançar todos os colaboradores do CHEDV e ainda outros profissionais de saúde interessados em adquirir competências em emergência médica, ampliando assim a capacidade de resposta na prestação de primeiros socorros e de socorro diferenciado célere e atualizado.

O CHEDV dispõe de uma equipa de formadores certificados pelo INEM em várias valências pedagógicas. Os formadores da Escola Luis Vega são todos peritos na área da emergência médica com vasta experiência no cuidado ao doente crítico. A equipa é composta por Médicos e Enfermeiros, profissionais do CHEDV oriundos de vários serviços, que diariamente lidam com situações de PCR e/ou situações de peri-paragem cardiorrespiratória.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo