LocalPrimeira Vista

OVARURAL vai assistir ao nascimento do Gabinete de Apoio ao Agricultor

O presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro, anunciou que a OVARURAL deste ano vai assistir ao nascimento do Gabinete de Apoio ao Agricultor.

Trata-se de um incremento no capítulo do apoio e incentivo ao sector primário, diz o Edil que está a ultimar as diligências necessárias para a sua criação, previsto no plano de acção municipal. Prevê-se a apresentação e entrada em funcionamento deste Gabinete durante o certame agrícola valeguense.

Depois do sucesso das duas primeiras edições, a Câmara Municipal de Ovar e a Cooperativa Agrícola do Concelho de Ovar estão, pois, a preparar a 3ª Feira Agrícola e da Raça Marinhoa do Concelho de Ovar – OVARURAL, que vai decorrer entre 12 e 15 de agosto, na freguesia de Válega.

A OVARURAL tem como principais objectivos a valorização da raça marinhoa, característica desta região, e a promoção da actividade agrícola e pecuária do concelho de Ovar. “É um local de encontro e de muito convívio para a população, e de partilha de saberes para os agricultores”, diz Salvador Malheiro, cujo evento garante querer aprofundar por ser “uma oportunidade para a valorização deste sector e para o desenvolvimento económico da região”.

Assim, nesta 3ª edição, pela mão de produtores locais, a OVARURAL vai apostar nas demonstrações ao vivo e nas degustações de produtos do concelho de Ovar, englobando um Pavilhão Gastronómico com a presença de restaurantes locais, com espaços para fabrico e comércio de artesanato e de produtos agrícolas, com expositores de empresas e de organizações agrícolas, com venda de produtos alimentares locais e regionais, havendo ainda uma exposição de animais, um desfile e um concurso de bovinos da raça marinhoa.

Ainda nesta edição, destaca-se a realização de um colóquio dedicado ao tema da criação de bovinos da raça marinhoa e à Nova Política Agrícola Comum 2015-2020, a fim de serem prestados esclarecimentos aos agricultores e a todos os interessados sobre as regras, os incentivos e os apoios do Governo para a criação desta raça autóctone.

Haverá ainda animação musical, pretendendo-se transformar este espaço num local de proximidade da população e dos agricultores da região, coincidindo com os tradicionais festejos em honra de Nossa Senhora do Amparo, Padroeira de Válega. Uma festa de cariz religioso e, simultaneamente, uma festa popular, que atrai milhares de visitantes à freguesia nestes dias.

“A Ovarural é também um contributo relevante para dinamizar a freguesia de Válega, por isso conta com todo o nosso apoio”, conclui ainda o presidente da autarquia.

De referir que, a fim de possibilitar a organização e a realização da 3ª Feira Agrícola e da Raça Marinhoa do Concelho de Ovar já foi aprovado, por unanimidade, em sede de Reunião de Câmara Municipal em 2 de junho, o protocolo de colaboração a celebrar entre o Município de Ovar e a Cooperativa Agrícola do Concelho de Ovar, o qual define as formas, os termos e as condições de cooperação entre os dois outorgantes, sendo que a comparticipação financeira a atribuir pela autarquia à Cooperativa Agrícola é de 15 mil euros.

O desafio é fazer com que Ovar seja reconhecido como “cidade onde se produz e come carne Marinhoa”, conclui Salvador Malheiro, afirmando que “estamos a trabalhar nesse sentido e a realização desta terceira edição é disso exemplo”.

 

 

 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo