LocalPrimeira Vista

Pereira Jusã recuou no tempo até à Idade Média

As Comemorações do Foral Manuelino regressaram a Pereira Jusã. Desta vez, os 502 anos da atribuição do documento régio tiveram a organização da Junta de Freguesia de Válega, com o apoio do Grupo de Moradores de Vila Pereira Jusã.

O programa comemorativo do passado dia 2 de junho iniciou-se com uma mostra de danças medievais pela Companhia Vareira e a declamação de cantigas de escárnio e maldizer (poesia trovadoresca) pelo jogral Vítor Aniceto.

A noite continuou  com a actuação do grupo medieval A TRuPe – Animação Teatro de Rua e Percussão, logo seguida da leitura de um excerto da Carta de Foral outorgada a Pereira Jusã, pelo Rei  D. Manuel I,  “O Venturoso”, no  dia 2 de Junho de 1514 e, a fechar, exibiram-se malabaristas e cuspidores de fogo.

Foi uma fantástica viagem à Idade Média para os muitos que assistiram à festa, rindo, aplaudindo e, no final, os sorrisos das crianças e adultos presentes era a prova do sucesso da iniciativa.

O executivo da Junta de Freguesia de Válega agradeceu ao “público caloroso que compareceu e a todos os que contribuíram para o brilhantismo do acontecimento, com destaque especial e particular às instituições que colaboraram de forma directa na organização e/ou divulgação da iniciativa: Grupo de Moradores de Vila Pereira Jusã, Companhia Vareira, Grupo A TRuPe – Animação Teatro de Rua e Percussão, Jornal de Válega, OvarNews, Jornal João Semana, Jornal Praça Pública e Rádio AVfm.

(As fotos do evento aqui publicadas foram gentilmente cedidas por António Dias)

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo