Cultura

Perlim lança primeiro livro de coleção infantil

“Cabeça na Lua, Pés em Perlim” já está disponível na Loja Vila da Feira

 

“Cabeça na Lua, Pés em Perlim” é o primeiro de cinco livros de uma coleção infantil editada pela empresa municipal Feira Viva, entidade responsável pelo evento natalício de Santa Maria da Feira. A obra resulta de uma coautoria de Clara Guedes Pinto (texto) e Raquel Pinheiro (ilustrações), ambas com uma ligação umbilical ao projeto. Disponível na Loja Vila da Feira e Loja Perlinices, este primeiro livro chegará em breve a todo o país, através dos pontos de venda da Areal Editores.


Com uma primeira tiragem de três mil exemplares, o livro “Cabeça na Lua, Pés em Perlim” transporta os leitores, miúdos e graúdos, para uma narrativa centrada no amor, na amizade e na aventura, “com o encanto do brilho e da magia da Lua, explicando por miúdos um fenómeno natural que aparenta ser um grande mistério em Perlim”, revela a autora do texto, Clara Guedes Pinto, sublinhando que “esta é também uma forma de mostrar às crianças que tudo o que acontece tem sempre uma boa explicação, basta que queiramos procurá-la ou querer saber dela”.

O lançamento deste primeiro livro acontece numa edição particularmente simbólica do evento, que reforça a dimensão educativa, pedagógica e lúdica de Perlim, projeto que continua a afirmar-se como um lugar de sonho, magia e imaginação, marcado pela autenticidade e diferenciação.

“Os livros e as histórias têm um poder transformador inigualável, permitem viajar sem sair do lugar, visitar sem nunca ter estado lá, conhecer sem ver”, sublinha Clara Guedes Pinto, lembrando que “mostrar esta capacidade extraordinária de um livro aos mais novos é uma missão e representa a responsabilidade de entrar na casa das pessoas que generosamente vão ler e legar cada palavra, cada expressão e cada sentimento que está em cada uma das histórias”.

Raquel Pinheiro é a autora de todas as ilustrações de Perlim, incluindo as deste primeiro livro, mas a sua ligação ao projeto remonta ao tempo em que ainda se chamava Terra dos Sonhos. Foi ela quem criou as imagens que deram vida a todas as personagens do parque temático, tal como as conhecemos hoje: Perlim, o traquina; Pim Pim, a mais querida; Fada Piri, a realizadora de sonhos; Plim, a cuidadora das estrelas; Preciosa, a mais graciosa; Pim, o zelador da Lua; e Merlim, o feiticeiro.

“A ilustração é o primeiro olhar de uma história, é ler através das imagens, permitindo viajar através das personagens e dos cenários. Um mundo mágico de cor e detalhes que nos permitem viajar ao mundo encantado que é Perlim”, frisa Raquel Pinheiro, enfatizando que “Perlim é a terra onde as minhas ilustrações vivem efetivamente”.

O mundo mágico desta terra de sonhos diferencia-se precisamente pelas cores, pelas imagens que transportam os visitantes para cenários que constroem memórias, e pela narrativa de sonho e fantasia que se foi construindo ao longo dos anos.

Graças a esta aposta na diferenciação dos conteúdos, que ultrapassam a temática natalícia e marcam pela fantasia, Perlim cresceu no imaginário de milhares de crianças e das suas famílias, sendo hoje uma referência, nacional e internacional, posicionando Santa Maria da Feira como território que atrai e fideliza novos públicos, e continua a afirmar-se no roteiro nacional e ibérico de destinos de Natal.

Em 2026, serão lançados dois novos livros desta coleção infantil, “Eu tenho um Sonho” e “O Coração de Perlim é gigante”, prevendo-se ficar completa em 2027 com o lançamento de “O Lugar das Estrelas” e “Soldadinho ao Contrário”.

 

 

 

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo