Cultura

Cinco mil Euros para apoiar o cinema pós-pandemia

Este ano e pela primeira vez, o vencedor do Prémio Estreia Mundial receberá um prémio monetário de 5.000 euros para produzir o seu próximo filme. Uma contribuição do “AVANCA – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia” para apoiar a produção de cinema no pós-pandemia.

Numa altura em que, em todo o mundo deixou de filmar, este prémio é uma contribuição efetiva e de esperança para os próximos tempos que vão ser obviamente muito duros.

O AVANCA é atualmente um dos raros festivais portugueses com maior percentagem de filmes mundialmente inéditos, que aqui encontram a sua primeira exibição. Os filmes que têm a sua estreia mundial no AVANCA, independentemente da categoria em que estejam inscritos, concorrem ao Prémio Estreia Mundial. O prémio é uma participação em coprodução no próximo filme do vencedor.

O AVANCA – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia entra este ano na sua 24ª edição e tem desde 1997 e de forma inédita, a preocupação de juntar a formação prática à competição internacional de filmes.

No espaço “Oficinas de Criação Fílmica”, os participantes no Festival AVANCA podem participar na rodagem de novos filmes enquanto assistem às competições do festival.

De forma inédita, os filmes rodados no festival têm tido uma divulgação internacional com uma marca record de 69 prémios em festivais de 18 países.

Estes números enchem-se de um passado rico e cheio de acontecimentos que justificam a sua continua celebração de uma forma criativa e substantiva, sobretudo em tempos difíceis. O AVANCA parece ter construído uma marca única na história dos festivais de cinema em Portugal. As experiências, as personalidades, os amigos e a paixão de quem faz e cria o ambiente deste festival singular.

Exibindo e premiando obras de longa e curta metragem, de ficção, documentário, animação e vídeos de caráter experimental e filmes VR – Realidade Virtual, distinguindo atores e autores, este ano a 24º edição do AVANCA 2020 decorre entre 18, 22 a 26 de julho na localidade de mesmo nome do centro do país.

O 24º Festival Internacional de Cinema AVANCA 2020 é uma organização do Cine-Clube de Avanca e Município de Estarreja, com o apoio do ICA / Ministério da Cultura, IPDJ, CIRA, Agrupamento de Escolas de Estarreja, Junta de Freguesia e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais e universidades portuguesas.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo