Saúde

Sociedades médicas propõem acesso equitativo a terapêuticas eficazes para a Obesidade

4 de março: Dia Mundial da Obesidade |

Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (SPEO) e a Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM) acabam de apresentar, por ocasião do Dia Mundial da Obesidade – que se assinala amanhã – uma posição conjunta onde alertam para o impacto da Obesidade na saúde e para a necessidade de haver um acesso equitativo a terapêuticas eficazes para o tratamento desta doença.

De acordo com o documento hoje disponibilizado nos websites da SPEO e da SPEDM, as duas sociedades médicas reivindicam a urgência de se reduzir a iniquidade social que existe no acesso a tratamentos eficazes para a Obesidade, e que impacta negativamente classes socioeconómicas mais desfavorecidas.

Sobre este ponto, José Silva Nunes, Presidente da SPEO, afirma: “Com o crescimento da curva de casos de Obesidade em Portugal e, em paralelo, com o aumento do custo de vida e consequente impacto nas famílias portuguesas – atualmente temos 1 em cada 6 portugueses em risco de pobreza, segundo o INE – torna-se cada vez mais difícil às pessoas aceder a tratamentos que lhes tragam, de facto, uma resposta efetiva e a longo prazo à Obesidade. É por isso imperativo ativar mecanismos que permitam combater este desequilíbrio, de forma a conseguirmos, gradualmente, travar a progressão desta doença e do seu impacto”.

Já João Jácome de Castro, Presidente da SPEDM, salienta: “A obesidade é o grande problema de saúde pública do nosso tempo e tende a agravar-se no futuro se não atuarmos já, porque tal como nós médicos defendemos para o tratamento da doença em si, também enquanto comunidade, quanto mais cedo interviermos no combate a esta doença crónica maiores serão as probabilidades de sucesso. Em vez de se atuar apenas no fim da linha, quando os doentes apresentam complicações como diabetes ou hipertensão, o sistema tem de se concentrar em promover a saúde, em garantir o acesso equitativo a ações de diagnóstico e de monitorização e à medicação, em particular numa fase em que já existem e continuam a surgir opções terapêuticas com resultados muito interessantes.”

Nesta posição conjunta, a SPEO e a SPEDM alertam também para o impacto muito significativo da Obesidade nas pessoas e na sociedade, destacando como prioritários o aumento da literacia em saúde e a implementação de programas de saúde pública de promoção de vida saudável.

A obesidade é uma doença complexa e multifatorial caracterizada por uma desregulação do balanço energético, tipicamente causada por um padrão alimentar em que o aporte calórico é superior às calorias despendidas, tendo o cérebro um papel central neste processo. Em Portugal, 27,8% das pessoas vivem com Obesidade.

 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo