LocalPrimeira Vista

Prepare-se para uma semana de mau tempo

As depressões que estão no oceano Atlântico vão trazer o mau tempo para o continente que começa hoje para ficar ao longo da semana, com o IPMA a apontar quarta-feira como o pior dia.

“A previsão para esta semana vai ser caracterizada por uma alteração significativa das condições meteorológicas com uma mudança do estado do tempo. Vamos ter chuva a começar já hoje na região sul e que depois vai evoluindo gradualmente para as restantes regiões e o resto da semana vai ser de chuva praticamente”, disse à Lusa a meteorologista Ângela Lourenço do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com Ângela Lourenço, esta situação deve-se a uma região depressionária que está no Atlântico e que tem núcleos perto do arquipélago dos Açores e outros perto da Madeira.

Esta depressão tem ondulações frontais que estão a ter uma trajetória de oeste para leste e que vão atingindo sucessivamente os arquipélagos da Madeira, Açores e território continental. Tanto os Açores como a Madeira já tiveram alguma precipitação associada a estas ondulações frontais. O continente vai começar hoje”, adiantou.

“Tudo indica que o dia mais gravoso vai ser dia 28 com precipitação e vento forte, isto tanto para o território do continente como para a Madeira”, disse.

Ângela Lourenço adiantou também que além da chuva e do vento forte, vai registar-se na terça-feira queda de neve nas regiões do interior norte e centro com cotas de 600 metros, em particular nas serras do extremo norte do Continente, nas terras que fazem fronteira com Espanha.

Quanto à agitação marítima forte, a meteorologista indicou que está prevista apenas a partir do meio da semana e será mais significativa na região sul.

Por causa do mau tempo, o IPMA colocou a partir de terça-feira sob aviso amarelo o distrito de Aveiro, mas também Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Coimbra e Castelo Branco, bem como o arquipélago dos Açores devido à chuva e vento forte.
com Lusa

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo