BasquetebolDesportoPrimeira Vista

Primeiro jogo oficial da Ovarense foi há 50 anos

A primeira equipa de Basquetebol da Ovarense a competir oficialmente junta-se esta sexta-feira para assinalar a passagem de 50 anos desde essa estreia.

Armando Regueira é um dos entusiastas do reencontro, já que foi um dos jogadores que entraram em campo nesse dia 24 de Março de 1973. Mesmo que não tenha seguido carreira na modalidade, recorda bem esse dia e quer revivê-lo, embora com alguma saudade. “Foi ali lançada a semente da tradição da modalidade em Ovar que tantas glórias já nos trouxe”, recorda.

Naquele dia, nasceu o basquete em Ovar, abrindo caminho para outra modalidade que chegou a ter tradição vareira, o hóquei em patins. «Muitos dos jogadores do hoquei tinham passado pelo basquetebol e davamo-nos todos bem. Tanto assim era que quando as duas equipas iam jogar fora de portas deslocavamo-nos no mesmo autocarro», recorda.

Assim, à mesma mesa vão estar os mentores da efeméride, Armando Regueira, Abel Fula, José Neto Parra, Carlos Saramago, Carlos Moreira, Florentino, Belmiro Silva e
Cristina Gonçalves em representação de seu pai, o incansável João Gonçalves.

A propósito de Belmiro Silva, Armando Regueira lembra-se dele nos treinos mas depois deixou de o ver. Um dia quando o reencontrou, perguntou-lhe o que acontecera e ele respondeu: :”O João Gonçalves sabia que eu tinha jeito para o desporto só não sabia qual seria a modalidade. Depois de experimentar o basquete comecei a andar de bicicleta…” Depois disso, “só” ganhou uma Volta a Portugal.

Também elementos da equipa convidados mas que, por este ou aquele motivo, não podem estar presentes: Orlando Almeida, Eduardo Coelho, Eduardo Rodrigues, Manuel Eugénio Leite, José Nunes e Marcos Oliveira.

À mesa vão ser lembrados também os nomes dos que participaram mas já não estão entre nós, mas deram muito de si para que a modalidade vingasse na então vila e hoje cidade: João Gonçalves, António Ramalhosa, José Carvalho Lobo, José Cruz, José Rolinha, Araújo, Freitas, Mané “Massagista”, Armandino, Nair Padrela e o Joaquim Costa “do Autocarro”.

José Pinto tem esses dias documentados:

 

A todos obrigado por não desistiram do vosso sonho!

As novas gerações vareiras agradecem!

 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo