
As produções apresentam uma diversidade artística, abrangendo ficção, documentário e animação. Entre os títulos selecionados encontram-se:
“Aqui, em Aveiro”, de Joaquim Pavão
“Experimenta Música”, de Costa Valente
“Para Lá da Porta”, de Carolina d’Antas
“Salto”, de Ana Castro
“Som da Alma”, de Luís Moya
“The Gold Bed Deviations”, de Regina Mourisca
“Vasco da Gama – O Mar Infinito”, de Cláudio Jordão
A presença conjunta destas obras não só evidencia o crescimento do cinema de curta-metragem no país, como volta a colocar Avanca como uma das regiões mais produtivas no panorama audiovisual nacional, reconhecida tanto pela experimentação estética como pela aposta em novas gerações de realizadores.
O CURTA AÇORES 2025 prossegue até sábado, com sessões abertas ao público às 20h30 e 21h40, além de exibições dedicadas a públicos escolares ao longo do dia. No encerramento serão conhecidos os filmes premiados deste ano, numa gala onde também serão homenageados o ator Ricardo Carriço e a realizadora açoriana Rosa Coutinho Cabral.
Com este conjunto de produções em competição, Avanca volta a afirmar-se como um dos polos mais dinâmicos do cinema português, e o arquipélago acolhe mais uma vez um encontro criativo que aproxima culturas, talentos e geografias através da linguagem universal do cinema.




