LocalPrimeira Vista
Em Destaque

Prontos para percorrer a Grande Rota da Ria de Aveiro?

Cais do Carregal (Ovar) e Passadiços da Barrinha de Esmoriz incluídos nos percursos

Abrangendo um conjunto de onze concelhos, o território da CIRA – Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro é um todo diverso e diferenciado de todas as outras regiões do país por um factor: a Ria.

Com a intenção de trazer inovação e competitividade ao sector do turismo na Região de Aveiro, a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) apresenta a Grande Rota da Ria de Aveiro (GRRA) que pretende tirar partido da Ria de Aveiro, um recurso distintivo e identitário do território. Mais do que uma simples marcação de um percurso de visita, a Grande Rota da Ria de Aveiro reúne um conjunto de factores que merecem destaque e que promovem assim o Património Natural.

Estendendo-se por toda a Região de Aveiro, a Grande Rota da Ria de Aveiro abrange áreas classificadas de reconhecido valor natural e também redes de percursos pedestres, centros de BTT e ciclovias desenvolvidas pelos 11 Municípios que a integram.

Apresentando desde cedo características multimodais que possibilitam a experiência de valências pedestres, cicláveis e náuticas, a Grande Rota da Ria de Aveiro divide-se 3 percursos de grande extensão, distintos, mas complementares entre si, que podem ser realizados em qualquer altura do ano:

• O Percurso Azul, que conta com uma extensão de 130,80 km e que envolve a Ria e os seus principais canais, dá especial destaque à costa e aos territórios diretamente envolvidos por ela.
• O Percurso Dourado, o maior de todos, tem 234,60 km de extensão e circunda, não só os territórios do interior como se expande para os espaços costeiros de Norte e Sul.
• O Percurso Verde, composto por 195,80 km, rodeia os territórios do Interior da Região, destacando assim as zonas mais montanhosas.

A Grande Rota da Ria de Aveiro assume-se assim como um eixo de integração e articulação de todas as iniciativas de valorização turística e patrimonial da Região de Aveiro, uma vez que ativa e capitaliza investimentos anteriores que, direta ou indiretamente, contribuem para o reforço da competitividade regional neste âmbito. São exemplos as infraestruturas do Polis Ria de Aveiro e os Projetos Municipais de Conservação da Natureza, como a BioRia, NaturRia e CicloRia, bem como planos de divulgação anteriores, como o do EuroVelo.com, o European Cycling Challenge e a própria marca “Ria de Aveiro”.

Para além de conferir visibilidade, notoriedade e reconhecimento externo ao património natural existente na região, não só para fins de conservação, proteção e desenvolvimento, como também para fins turísticos.

A Grande Rota da Ria de Aveiro tem ainda disponível um website granderota.riadeaveiro.pt, que permite aos visitantes planear atempadamente o seu percurso, aceder a toda a informação sobre a rota, conhecer a oferta turística e pontos de interesse de todos os municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo