CarnavalEspecial CarnavalPrimeira Vista

“Cabeçudos” de Dantas Lima chegam ao Carnaval de Ovar

Tudo começou em 1978 com a construção e apresentação de cabeçudos no teatro de revista «Pobre Zé», em Viana do Castelo, destacando-se Dantas Lima como defensor das artes tradicionais, sobretudo na construção de cabeçudos, gigantones, fantoches e formas animadas.

Deste trabalho resultaria a fundação de uma pequena empresa com a designação de RIPECA.

Do trabalho desta, assime relevância a construção de 13 “Cabeçudos” para a cerimónia de entrega de Macau à China, em 1999, tendo ficado alguns deles no Museu de Etnografia daquele território. É de destacar, também, a construção do gigantone “Vilarinho” para contar a história da aldeia submersa de Vilarinho das Furnas, no Gerês.

A sua criatividade, alicerçada em estruturada execução artística, cuidadosamente elaborada e fundamentada num trabalho com mais de 40 anos na defesa das tradições da região, rege-se por elevados padrões de defesa do ambiente através da utilização de materiais recicláveis em mais de 80% das suas peças, tais como papel, tecidos, cartões, restos de madeira e outros, estando representada em colecões particulares em Portugal, França, Espanha e Estados Unidos.

A arte de Dantas Lima tem sido igualmente apreciada em exposições realizadas em Vila Nova de Cerveira, Amarante, Barcelos, Murça, Ponte de Lima, Coimbra, Viana do Castelo, Paredes de Coura e Covilhã, entre outras.

Este ano, a sua arte chega ao Carnaval de Ovar. A Escola de Artes e Ofícios inaugura este sábado a Exposição “CABEÇUDOS E GIGANTONES – Um olhar pelas tradições” – O processo de produção por José Dantas Lima. Esta exposição resulta, em parte, de uma oficina gratuita de construção de cabeçudos realizada no final de 2023 que será o mote para a arruada de Gigantones e Cabeçudos que marca a Abertura do Carnaval de Ovar 2024.

Recorde-se que os gigantones e cabeçudos também fazem parte do imaginário coletivo local, mas estiveram desaparecidos durante vários anos. Em 2015, o Município recuperou 10 gigantones, que têm feito sucesso no nosso e noutros Carnavais e, inclusive, no Encontro Internacional de Gigantones e Cabeçudos, realizado anualmente em Braga. Este ano, serão recuperados mais seis gigantones, e através da oficina, nasceram outros 20 cabeçudos.

À noite, a concentração para a arruada de Cabeçudos e Gigantones, com a participação da Associação Ida e Volta, acontece às 21h30, na Praça da República, e seguirá até a Mercado Municipal de Ovar.

Participa também a Associação Cultural e Artística Ida e Volta, de Braga, composta por um grupo de Zés P´reiras, gigantones, cabeçudos e outras formas animadas.

A associação preserva e divulga a cultura popular tradicional portuguesa, sobretudo a minhota. Tem levado o nome da cidade de Braga a todo o país e além-fronteiras.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo