Carnaval
Em Destaque

Quando as máscaras são as “caretas” dos donos

Homenagens e diversão em Ovar

Era uma ideia que gravitava na cidade, entre os mais antigos foliões do Carnaval: Porque não retomar e actualizar a antiga tradição de decorar as varandas com as tradicionais caretas gigantes de Ovar?

Em 2021, na impossibilidade de realizar o Carnaval habitual, o Município decidiu mandar fazer duas centenas de máscaras para disponibilizar à população. Primeiro para os grupos e escolas de samba e depois para o público em geral, no sentido deste as pintar e/ou decorar a seu gosto.

José Lopes/Etc

“Com olhos grandes ou pequenos, com dentes ou sem dentes…. Cabeludas ou carecas…homem ou mulher…não há limites para a criatividade e fantasia”, lia-se no convite municipal.

Os vareiros aderiram, pegaram na ideia e, como não podia deixar de ser, adaptaram-na à sua maneira, de modo que quando se passa por uma das muitas varandas decoradas pode ter-se um vislumbre de quem habita na respectiva residência.

Exemplos não faltam. Na Rua Dr. José Falcão, o chapéu alentejano que decora a “careta” denuncia que o morador é um antigo folião dos corsos, actual militante da folia do lado de fora. Na Rua Alexandre Herculano, Teresa Peralta homenageou o grande amigo que foi o Rei Matos. Nem as urtigas faltam.

A máscara foi recuperada para ornamentar a entrada do Restaurante Castelo Chopinhos, numa pequena homenagem à figura carnavalesca de “Matos Ronca”. “Um grande homem, admirado em toda a cidade, e um grande folião”, explica Zé Moreno, agradecendo a Teresa Peralta a construção de uma ‘máscara incrível que nos ajuda a eternizar a memória do nosso grande amigo de quem todos temos muitas saudades. Serás para sempre lembrado por nós amigo”.

Há mais, mas é preciso encontrá-las e tentar adivinhar – também neste capítulo, quem está por trás e ver que “bate a cara com a careta”.

E pronto, ao lado do azulejo, os milhares de forasteiros podem observar nesta fase do ano algumas máscaras que são verdadeiras obras de arte.

(Notícia de 15.02.2021 atualizada em 23.01.2024)

 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo