LocalPrimeira Vista

Agrupamento de Escolas de Ovar promoveu a campanha “Uma Turma, Um Cabaz”

Agrupamento de Escolas de Ovar promoveu a campanha “Uma Turma, Um Cabaz”

A Escola Secundária José Macedo Fragateiro, Escola-Sede do Agrupamento de Escolas de Ovar (AEO) concluiu mais uma vez a campanha “Natal Solidário – Uma Turma, Um Cabaz”, que consistiu na partilha de bens alimentares pelas famílias mais necessitadas da comunidade escolar.

A iniciativa ainda envolveu todas as turmas da Escola Básica António Dias Simões, que, apesar das dificuldades, angariaram bens alimentares que se encontram em fase de entrega às famílias carenciadas do AEO, no sentido de proporcionar maior conforto às celebrações do Natal.

De acordo com a docente Clara Carrapatoso, Coordenadora do Projeto de Educação para a Saúde (PES), a campanha superou os objetivos iniciais, em que, para além da Associação de Pais (AP) e da Associação de Estudantes (AE), também estiveram outros projetos escolares agregados, como o Clube TEMCASO, em que as turmas do Ensino Básico participaram na troca de bens usados por alimentos, e o Clube Eco-Escolas, sensibilizando os alunos para a importância do reaproveitamento. Também de grande importância foi a participação do Cantinho Solidário, um projeto dinamizado pelos Serviços de Assistência Social do Agrupamento, transversal à comunidade educativa e que decorre ao longo do ano letivo.

A mesma docente salientou a ajuda da AP, nomeadamente com a oferta das caixas e, de modo especial, do azeite, para que não faltasse em cada caixa, dado tratar-se de um ingrediente indispensável na ementa da Quadra.

“O balanço é muito bom e temos de continuar com este género de campanhas, sempre contando com as parcerias estabelecidas. Isto deixa-nos extremamente satisfeitos, na medida em que se trata de uma oportunidade para promover valores essenciais capazes de construir melhores cidadãos no futuro, função primordial da escola”.

A distribuição dos bens alimentares contou com a colaboração de docentes e alunos, que encheram 32 cabazes de bens de primeira necessidade, isto sem considerar a quantidade das ofertas a disponibilizar posteriormente pelo Cantinho Solidário, cujo propósito consiste em ir fornecendo recursos alimentares básicos a famílias em risco de pobreza.

 

Texto: Hélder Ramos
Foto: Mara Marques Silva

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo