“Raízes e Rostos: Memórias de Escola” vai à festa
A Direção da Associação dos Antigos Alunos da Escola Oliveira Lopes (AAAEOL)/Museu Escolar Oliveira Lopes (MEOL) vai, entre os dias 11 e 16 de agosto de 2018, vai desenvolver uma série de actividades ligadas ao projecto “Raízes e Rostos: Memórias de Escola”, no átrio do edifício da Junta de Freguesia de Válega, que se traduzirá, na prática, na exposição de algumas fotografias, carteiras e outras peças museológicas e ainda na realização de um workshop de caligrafia, entre outros.
Aproveitar-se-á ainda a oportunidade para se recolher fotografias, vídeos, documentos escritos, manuais e materiais escolares antigos, e testemunhos orais junto dos valeguenses, ou seja, todo o tipo de documentação histórica relacionada com as vivências e convivências dos mesmos com os espaços escolares da freguesia
(antigos postos escolares do Estado Novo e escolas devolutas de tempos mais recentes), destacando-se, mormente, a que diz respeito à Escola Oliveira Lopes.
Este projecto vem no seguimento do apelo que a Associação dos Antigos Alunos da Escola Oliveira Lopes/Museu Escolar Oliveira Lopes lançou à população em 2009, aquando da preparação da exposição “De Escola Inovadora a Espaço de Memórias”. Nessa altura, foi pedido a todos os ex-alunos que frequentaram a Escola Oliveira Lopes que fizessem chegar as suas fotografias. Agora, procura-se divulgar a AAAEOL/MEOL junto da comunidade e continuar a angariar novos sócios.
Refira-se que, em virtude de uma parceria estabelecida entre a Direcção da Associação dos Antigos Alunos da Escola Oliveira Lopes/Museu Escolar Oliveira Lopes (MEOL) e a Porto Editora, já há espólio do MEOL que aparece referenciado nos manuais escolares de História e Geografia de Portugal do 6.º ano.
O MEOL é ainda apresentado como proposta de visita de estudo a realizar pelos alunos no âmbito da disciplina acima referida, colocando-se, assim, Válega no mapa “educacional” do nosso país.