LocalPrimeira Vista

Arada festeja o Padroeiro S. Martinho

A freguesia de Arada assinala este sábado, mais um dia dedicado à programação em honra do seu Padroeiro, São Martinho, com uma noite de fados no Centro Cívico local.

Mas foi na última terça-feira que Arada festejou o seu dia com uma Sessão Comemorativa que incluiu um Magusto Convívio, com a presença dos mais altos dignitários do Município.

Na sessão comemorativa que decorreu no auditório do centro Cívico de Arada, todos defenderam  que Arada, embora esteja hoje integrada na União das Freguesias de Ovar, Arada, São João e São Vicente de Pereira Jusã (UFO), “mantém a sua identidade, os seus costumes e tradições e a especificidade das suas raízes culturais”, com afirmou o presidente da UFO, Bruno Oliveira .

O autarca lembrou que para que isso fosse possível, ficou tudo como antes. “Mantivemos em funcionamento o balcão de atendimento, assim como o serviço de correios, o transporte escolar, o centro de dia, o serviço de vazamento de fossas, reforçámos as equipas de limpeza das bermas e valetas para a melhoria do asseio da freguesias e procedemos à manutenção dos espaços ajardinados”.

Depois de enunciar a obra feita- “manutenção de parques infantis, beneficiação do Tanque da Alcapedrinha e do Tanque dos Lagos, restauro de cruzeiros ou manutenção da rede viária, anunciou para breve novos projectos.

A UFO pretende fazer a beneficiação de alguns arruamentos, continuar com o apoio às colectividades, “valorizando a sua importância na comunidade”.

Bruno Oliveira revelou que, em reunião com Salvador Malheiro “já ficaram definidas as obras a realizar em 2015″, destacando as pavimentações das ruas do Parque Desportivo (troço poente), da Variante e da Serração, Rua da Liberdade, Rua Coimbra Nova e Travessa Quinta de Baixo”.

Outras obras de beneficiação, a que se viria a referir o presidente da Câmara Municipal de Ovar, ficaram definidas para o Mercado, Centro Cívico, Largo de São Martinho e da Fonte do Estanislau. E ainda a pintura da sinalização horizontal da EN 223 (Arada/Feira), substituição do piso do pavilhão e a construção de relvado sintético no Parque Desportivo.

O presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro, adiantou que o Município “transfere cerca de meio milhão de euros de modo a permitir este trabalho de proximidade da UFO”, enfatizando o facto de Arada ter um movimento associativo muito dinâmico.

Para breve, anunciou, está a contratualização com o Centro Social de Arada a implementação de um serviço social para fazer face aos mais carenciados, “pois por aqui também há necessidades sociais importantes”, frisou.

Salvador Malheiro adiantou ainda que em negociações com a ADRA conseguiu antecipar a instalação do saneamento para 2015.

Na mesma sessão, o Padre Paulo Vladek lembrou o exemplo de S. Martinho, exortando para que também, no dia a dia, possamos ligar o social ao religioso.

O presidente da Assembleia Municipal de Ovar, Pedro Tarujo, destacou a “feliz coincidência” de uma forte religiosidade que foi adoptada para o Dia da Freguesia, sempre com S. Martinho como grande figura inspiradora dos aradenses. Também ele considerou que a “Arada não se dissolve na UFO”.

Para o presidente da Assembleia de Freguesia da UFO, José Fragateiro, “o povo de Arada é dinâmico, bairrista e trabalhador”, por isso a UFO “tudo faz para manter os seus usos e costumes”. E mais: “Tudo faremnos para que a sua identidade se mantenha, encarando, ao mesmo tempo, o futuro com optimismo”.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo