Covid-19

Saiba como obter o Certificado Digital

Osistema de emissão de certificados digitais da União Europeia já está em funcionamento, incluindo através do Sistema Nacional de Saúde (SNS) português. Experimentámos fazer o pedido e comprovámos que é um processo rápido e fácil.

As instruções detalhadas estão em https://www.sns24.gov.pt/guia/certificado-digital-covid-da-ue/

Qual o objetivo do certificado digital?

Segundo informação do SNS, “O Certificado Digital COVID da UE vai facilitar a circulação segura e livre na União Europeia durante a pandemia de COVID-19. Permitirá que, em viagem pela União Europeia, os cidadãos não estejam sujeitos às medidas de restrição impostas pelo país de destino. Ou seja, aos portadores do Certificado Digital COVID da UE deixa de ser necessário aplicar os procedimentos de testagem e quarentena obrigatória, exigidos à chegada aos países”.

Atenção que, apesar deste anúncio, será sempre fundamental verificar quais as regras e restrições dos locais para onde planeia viajar porque não há garantia que o certificado seja suficiente e podem ser feitas outras exigências.

Quem pode pedir o certificado?
– Quem já foi vacinado contra a Covid-19, mesmo que só tenha feito a primeira dose da vacina
– Quem testou negativo à Covid-19
– Quem recuperou da Covid-19

Onde pedir

Deve aceder ao site do SNS (www.sns24.gov.pt), mais especificamente a https://www.sns24.gov.pt/certificado-digital-covid/#aceder

Como funciona?
Como já referimos, é simples: deve aceder a https://www.sns24.gov.pt/certificado-digital-covid/#aceder e começar por escolher que tipo de certificado pretende: Vacinação, Testagem ou Recuperação (clique com o rato na opção pretendida).

Depois basta introduzir a sua data de nascimento e o número de cartão de saúde e dar autorização para recolha de dados (são dois campos).

Clique em Submeter e já está.

Depois deverá receber um código via mensagem de SMS e/ou e-mail. Pode demorar até 48 horas a receber este código, segundo informação disponível, mas no nosso caso foi praticamente imediato.

Já recebi o código

Após receber o código, pode descarregar o certificado: visite https://www.sns24.gov.pt/certificado-digital-covid/#solicitar onde deve introduzir a sua data de nascimento, o seu número de beneficiário do SNS e o código recebido por SMS ou e-mail.

Em seguida só terá de clicar em Descarregar para obter o certificado, que é fornecido em formato PDF.

À partida deverá ter uma aplicação no computador capaz de abrir PDF. Imprima o documento para mostrar, se necessário, às autoridades.

Atenção que se receber o PDF com o certificado por e-mail, terá de usar o seu número do SNS como palavra-passe para abrir o certificado – há esta diferença entre os certificados descarregados como indicámos e os certificados recebidos por e-mail.

Recomendamos que, se possível, guarde o PDF no seu telemóvel.

Exemplo de um certificado digital, que recebemos em formato PDF

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao Topo