Cultura

Saúde mental: a importância de nos sabermos cuidar  

Numa era em que a vida profissional nos ocupa grande parte do dia, são raras as oportunidades que temos para usufruir das coisas mais simples. Seja ler um livro, praticar exercício físico ou simplesmente desfrutar de um filme no sofá — são todos exemplos de como escapar um pouco à rotina.

Contudo, estas práticas requerem uma mudança de atitude por parte de cada um de nós. É preciso realmente entender que o bem-estar deve ser uma prioridade e organizar o tempo em função da saúde mental. Por esse motivo, deixamos aqui algumas dicas que poderão transformar a sua vida e restabelecer o equilíbrio.

Corpo são, mente sã – Mantenha uma alimentação equilibrada

Assumir que a alimentação é a base de tudo é o primeiro passo para combater a exaustão e melhorar a nossa qualidade de vida. O corpo precisa ser nutrido, assim como o cérebro. Estudos revelam que a Dieta Mediterrânea pode ajudar a prevenir e a tratar problemas de saúde mental, assim como a manter uma alimentação equilibrada. Por isso, esqueça os restaurantes de fast-food e o delivery de comida em casa.

Optar por uma alimentação saudável não consiste em realizar restrições alimentares, mas sim escolher alimentos que sejam benéficos para a saúde física e mental. Isso significa que pode continuar a comer aquele pedaço de chocolate quando sentir vontade, apenas deverá questionar-se primeiro se é aquilo que o seu corpo realmente precisa. Na verdade, é tudo uma questão de escolha: existe uma enorme variedade de alimentos à espera de lugar no seu frigorífico.

Fonte: Pexels

Lazer e entretenimento – Renove a rotina

Provavelmente não se recorda da última vez que leu um livro até ao fim ou do último domingo em casa a assistir a filmes na TV. No entanto, ainda está em tempo de mudar! Os momentos de lazer são fundamentais para libertar-nos do stress da rotina diária, pois já vivemos tempo suficiente preocupados com as coisas do quotidiano. Nesse sentido, é muito importante renovarmos a rotina e dedicarmos o nosso tempo a fazer algo diferente.

Actualmente, existem milhares de opções de entretenimento que podem ajudá-lo a libertar a mente. Desde assistir a filmes e séries na Netflix, terminar de ler aquele livro que nunca conseguiu finalizar ou mesmo colocar a sua novela preferida em dia. Felizmente, com o acesso que temos hoje a informação e conteúdo através da Internet, facilmente encontramos novas actividades e diversão para passar o tempo. Os jogos, por exemplo, poderão ser excelentes para a sua saúde mental, pois estimulam a mente enquanto promovem a diversão.

Os puzzles ou os quebra-cabeças representam alguns dos jogos com benefícios reais para o cérebro. Além de estimular a capacidade cognitiva e a criatividade, são também actividades que nos permitem relaxar. Outros jogos que podem ajudar nesse sentido são os jogos de cartas, visto que grande parte deles é desafiante, aspecto que potencializa diversas capacidades, incluindo o raciocínio lógico e o poder de observação. O poker é um bom exemplo de jogos do género, pois trata-se de um jogo de estratégia que aprimora a concentração e, segundo alguns estudos científicos, poderá prevenir o processo degenerativo do cérebro. Esta modalidade pode ser jogada tanto com amigos quanto online, visto que com a Internet o acesso a este tipo de jogo tornou-se muito mais facilitado. É possível encontrar este jogo em várias plataformas distintas, que, além de disponibilizar tradicionais modalidades de casino, oferecem vantagens como bónus sem depósito para os novos utilizadores. Outra forma de renovar a rotina é utilizar aplicações que ofereçam a possibilidade de pintar e desenhar, actividades que são relaxantes e que trabalham a criatividade.

Foto: Pexels

Os passeios também são uma opção para quem quer fugir da rotina. Aproveite a oportunidade para passar um fim de semana no campo ou realizar um passeio pela cidade onde vive. Os pequenos passeios também são uma óptima opção para quem gosta de se manter activo. Seja de bicicleta ou a pé, esta é uma forma muito eficaz de relaxar e, ainda assim, cuidar da sua forma física.

O saber não ocupa lugar – Aprenda algo novo

Alimentar a sabedoria ou melhorar as competências profissionais ou pessoais é um método
bastante eficaz de dispersar a nossa mente do stress diário. Se sempre sonhou em aprender
algo novo, por que não tentar agora? É importante cuidarmos de nós mesmos e nos sentirmos
realizados.

Não devemos retrair a criatividade e o espírito aventureiro, mas sim continuar a apostar em
nós mesmos. Por isso, aprenda um novo idioma, complemente a sua formação, ou aprenda a
preparar um novo prato que nunca teve a oportunidade de experimentar. Existem diversas
ferramentas que estão ao seu alcance para aprender algo novo e cuidar da mente. No entanto,
deve sempre reflectir se está fazendo algo de que realmente gosta e que irá contribuir para o
seu bem-estar.

A saúde mental deve ser estimada e preservada. É importante assumir que precisamos cuidar
da mente para podermos ser activos e, acima de tudo, estar bem connosco e com os outros. Já
diziam os sábios: não deixe para amanhã aquilo que pode fazer hoje.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta