Empresas

Tendências tecnológicas permitem avanços em diversos sectores

Todos os anos a tecnologia avança, permitindo dar resposta à exigência da evolução tecnológica, que permite que diversos setores da indústria se destaquem, antecipando assim tendências e possibilitando avanços realmente incríveis.

Os acontecimentos mundiais que causaram muitas dificuldades nas empresas foram igualmente impulsionadores dos avanços, para que muitas empresas implementassem processos adaptados às necessidades atuais, ligados às novas tecnologias e permitissem captar novos clientes, fidelizar os já existentes e gerar resultados.

Estas são algumas das tendências tecnológicas que permitiram avanços em diversos setores:

Cloud Computing

Este conceito que todas as pessoas falam, mas que poucos parecem entender. A verdade é que a tecnologia em nuvem permite uma grande flexibilidade de acesso aos conteúdos, tal como o processamento dos dados, permitindo um sem número de aplicações e avanços em diversos setores, visto que torna os processos mais dinâmicos.

Atualmente, a maioria das empresas já utiliza pelo menos uma ferramenta com tecnologia em nuvem, algo que despoletou o aparecimento de algo cada vez mais tendência, as ferramentas colaborativas.

Muito devido à exigência de teletrabalho, mas que ainda assim obrigava a que as equipas se comunicassem, as ferramentas colaborativas tornaram-se uma tendência recente possível pela tecnologia de computação em nuvem, que possibilita que os processos sejam rápidos, leves e dinâmicos.

Plataformas como a Miro, Trello, ou Milanote surgiram para dar resposta à necessidade das equipas em trabalho remoto de possuírem um local onde se pudessem reunir, trocar ideias de ‘brainstorming’, criar um plano de negócio, entre muitas outras coisas virtualmente.

Tecnologia 5G

Outra das tendências tecnológicas que irá, sem dúvida, transformar diversos setores é a implementação da tecnologia 5G, tendo como objetivo ser usada pelos dispositivos móveis para se ligarem à internet a partir de qualquer local.

tecnologia 5G traz consigo um novo conceito de hiper conectividade que permitirá às empresas e utilizadores usarem fluxos de dados múltiplos, recorrendo a tecnologias de cloud computing e realidade virtual, algo que transformará a experiência mobile, principalmente ao nível dos jogos.

Jogos que dependam de um tempo de resposta rápido, que exigem uma grande capacidade de processamento, podem através da 5G apresentar diversas vantagens como uma velocidade de download maior, uma sobrecarga da bateria menor e uma velocidade muito superior ao nível da transmissão de stream.

Isto significa que, graças a esta tecnologia, jogos modernos como League of Legends: Wild Rift, ou Call of Duty: Mobile, mas também jogos tradicionais como poker no PokerStars ou xadrez no Chess.com chegaram aos smartphones através de plataformas online, ou aplicações móveis.

Mas, não é apenas no avanço dos dispositivos móveis e dos jogos que a tecnologia 5G tem aplicações impressionantes, também em áreas como a medicina, esta tecnologia permite que cirurgias robóticas sejam acessíveis e com uma precisão incrível.

Ainda que à primeira vista não pareça, a medicina é um dos setores que mais tem beneficiado do avanço tecnológico. Estes avanços permitem a introdução de novas condições e avanços no setor, como a que foi recentemente introduzida no bloco operatório de Ovar, o Videomed Truelink4 que permite aos cirurgiões terem acesso a melhores imagens de apoio às intervenções.

Hiperautomatização

Esta tendência surge um pouco da combinação das anteriores, já que se refere à tecnologia de automatizar tarefas, que eram anteriormente realizadas apenas por humanos. Conta com conhecimentos tecnológicos de inteligência artificial e “machine learning” para existir uma combinação de tomadas de decisão baseadas em inteligência artificial.

Será uma das tendências dos próximos anos, segundo os especialistas, que permitem eliminar a intervenção humana em tarefas de baixo valor.

São vários os exemplos onde a automação de tarefas pode ser utilizada. A ligar/desligar sistemas de rega, na automação de processos em linhas de montagem, ou na integração de chatbots e sistemas de atendimento que apoiam utilizadores em lojas online, plataformas de jogo online e tudo o que preste um serviço 24 horas, e que desta forma possa dar resposta a todos os utilizadores sem depender de recursos humanos.

Com a rapidez com que avança a tecnologia atualmente, será incrível assistir às tendências tecnológicas que surgirão nos próximos anos.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao Topo