CulturaPrimeira Vista

“Vai Passear”, manda o Azulejo

O projecto “Vai Passear”, criado no âmbito da promoção do azulejo de Ovar, é uma actividade que alia a vertente turística e cultural ao lazer e ao entretenimento.

Propõe-se ao visitante a compra de um azulejo, mas não estará apenas a adquirir um ‘souvenir’ mas também uma proposta de descoberta pela cidade. Sabendo que um azulejo quando repetido cria um padrão, o participante é convidado a descobrir o azulejo que adquiriu numa das fachadas da cidade de Ovar através de um mapa ou com a ajuda do Gil Godinho, do Atelier de Conservação e Restauro do Azulejo (ACRA), tal como fez o Porto Canal.

Em Ovar, os azulejos são um bem patrimonial e um elemento diferenciador que marca a imagem e a história da cidade. A expressão Ovar – Cidade Museu Vivo do Azulejo, atribuída por Rafael Salinas Calado, resulta da quantidade e diversidade de fachadas azulejadas e ornamentos datados do século XIX/ XX. Para salvaguardar, valorizar e preservar o património cerâmico deste concelho, é criado, em 2000, o Atelier de Conservação e Restauro do Azulejo (ACRA) da Câmara Municipal de Ovar.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo