Covid-19

Museu do Ar distinguido com prémio de Melhor Museu do Ano

O Museu do Ar, em Sintra, e Museu Nacional Machado de Castro, em Coimbra, foram distinguidos com o Prémio Melhor Museu Português 2013, atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM).

O presidente da APOM, João Neto, justificou a escolha do Museu do Ar por “não se limitar a contar a história da aviação, mas também a história do país".

O Museu do Ar, com uma nova área expositiva inaugurada em 2011, em Sintra, foi criado pela Força Aérea e possui um polo em Alverca, um núcleo pioneiro, aberto ao público desde 1971, e outro polo em Ovar, inaugurado a 6 de abril de 2005, por ocasião das comemorações do Dia da Unidade.

Instalado no Aeródromo de Manobra n.º 1 de Maceda, o Pólo do Museu do Ar de Ovar apresenta um espólio apreciável composto por diversas aeronaves, veículos de apoio diverso e um vasto conjunto de outros equipamentos/materiais relacionados com as mais diversas áreas de operação da Força Aérea Portuguesa. Esta Infra-estrutura encontra-se aberta ao público, sendo um pólo de atração para visitantes das mais diversas nacionalidades, pois os espaços museológicos do Museu do Ar contêm acervos que representam a memória da aviação militar e civil portuguesa. 

No Museu, pode admirar-se fotografias, miniaturas, instrumentos, armamento, motores, documentos vários e, no centro, destaque para uma “Piper”, recuperada com invulgar mestria e dedicação pela equipa do museu. 

O Aeródromo de Manobra Nº 1 acolhe há vários anos um destacamento permanente de uma aeronave Alouette III, da Esquadra 552, para missões de busca e salvamento nesta região. As instalações da unidade, sempre que necessário, servem de base de apoio a meios aéreos dedicados a operações de combate a incêndios florestais, bem como a missões de transporte de equipas médicas de recolha de órgãos humanos para transplante.

A lista de premiados, com 24 categorias, foi anunciada, na sexta-feira, no Museu das Comunicações, em Lisboa, na presença de representantes de dezenas de entidades nomeadas e galardoadas, e pela direcção da APOM. 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo