Covid-19DesportoFutebol
Em Destaque

Treinador da Ovarense vai doar plasma a doentes graves

Tiago Leite, treinador da Ovarense Futebol, recuperou do Covid-19 e vai voluntariar-se para doar plasma, numa acção que deve iniciar-se em finais deste mês.

Ele é uma das 400 pessoas recuperadas da Covid-19 que se voluntariaram para doar plasma aos doentes em estado grave, informou o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST).

As recolhas de sangue devem arrancar ao longo da última semana de maio para iniciar um tratamento que deu bons resultados, nomeadamente na China e França.

Hoje recuperado, Tiago Leite foi dos primeiros a partilhar a sua experiência, em finais de Março. Tiago Leite contou como a perda de olfato, dores no corpo e “cansaço fora do normal” o fizeram desconfiar que poderia ter contraído o novo coronavírus, diagnóstico que seria confirmado.

“Cinco dias antes, tinha sentido um pico de temperatura. Mantive-me resguardado em casa, a fazer medicação. Na terça-feira, eu e o meu irmão fomos fazer o teste e já na consulta nos foi diagnosticada a covid-19. A partir daí, entrámos em isolamento completo, fizemos a medicação e os sintomas foram diluindo”, explicou o técnico de 33 anos.

Ainda antes da realização do teste, o treinador ligou para a linha de apoio para os residentes de Ovar, tendo recebido um apoio imediato e tendo sido marcada uma consulta. Após o diagnóstico, mantiveram-se atentos à possível subida da febre, algo que acabou por não acontecer.

“Uma das recomendações é ficar em casa e só ir ao hospital em caso de urgência. Como este tipo de sintomas se cura em casa, não expomos ninguém e também não nos expomos e vamos recuperando no conforto do lar”, prosseguiu.

“Quando estamos saudáveis e não se têm dificuldades a nível de saúde, isto cura-se bem. Na maioria dos casos, isto é algo que se ultrapassa, é importante ficar em casa e respeitar o que nos é solicitado pela Direção-Geral da Saúde. São dois ou três dias maus, mas depois ficamos bem”.

Via
Observador

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo