CulturaPrimeira Vista

Tributo aos 150 anos do nascimento de António Dias Simões (c/ áudio)

A Câmara Municipal de Ovar delineou um programa evocativo dos 150 anos do nascimento de António Dias Simões, figura grande da arte e cultura vareiras, que apresentou precisamente no dia do aniversário (1870/2020). O presidente Salvador Malheiro justificou, logo a abrir a sessão, que “quem não lembra os mais velhos, também não os merece”.

“Arauto da tradição do Cantar dos Reis, historiador, poeta, dramaturgo, comediógrafo, pintor, miniaturista e calígrafo, António Dias Simões é uma das figuras mais carismáticas da arte e cultura vareira”, acrescentando Salvador Malheiro que o povo vareiro é grato e deu o nome de António Dias Simões a uma escola e a uma rua, porque “ele personifica como ninguém o verdadeiro espírito vareiro”, resumiu.

A oportunidade seria aproveitada pelo vereador da Cultura, Alexandre Rosas, para revelar os passos do programa não sem antes informar que, dado o actual contexto de pandemia, também o Cantar dos Reis de Ovar não se realizará em 2021.
Embora sem cantares dos Reis pelas troupes vareiras, a quadra natalícia será assinalada com um projecto inserido no referido programa (consultar em baixo) que o vereador destacou pela sua originalidade. Designado de Troupe de Reis António Dias Simões, integrará elementos das troupes vareiras, com direcção artística de Pedro Martins e terá estreia pública no dia 8 de janeiro de 2021, no Centro de Arte de Ovar.

Na mesma sessão que decorreu no Salão Nobre da Edilidade, Fernando Frazão deu algumas notas sobre a vida e obra de António Dias Simões (ouvir) e houve ainda espaço para Alexandra Gondim e Rogério Pacheco, seus bisnetos, declamarem poemas do bisavô (ouvir em baixo).

A terminar, um momento musical com Pedro Martins, Ezekiel Martins e Laura Rui que interpretaram “Os teus olhos”, com letra de António Dias Simões e música João Alves Cerqueira.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo