CulturaPrimeira Vista

Troupe de Reis de Válega é a primeira a sair para a rua

A Troupe de Reis da Associação dos Antigos Alunos da Escola Oliveira Lopes já anda na rua a cantar a tradição.

Enquanto as restantes se reservam para sair no Ano Novo, esta secção da Associação dos Antigos Alunos da Escola Oliveira Lopes já exibe os seus cânticos.


Foi em 1987, em Ovar, que a troupe se mostrou pela promeira vez, abraçando a missão de manter viva uma tradição que estava a desaparecer em Válega, e ainda levar a bom termo uma angariação de fundos para aplicar no incremento de atividades da coletividade (que nasceu a 5 de maio de 1985).

O grupo reúne anualmente, cerca de 40 elementos (entre instrumentistas e cantores), de ambos os sexos. Entre os meses de outubro e dezembro, os músicos e cantores ensaiam árdua e afincadamente, para que, o desempenho
conjunto seja o melhor possível, e todos eles merecem da agremiação, louvores, carinho e um apreço notável pela forma desinteressada e empenhada como estão sempre prontos a servi-la.

As canções apresentadas, são sempre originais inéditos da autoria de compositores/poetas valeguenses e/ou vareiros, que têm contribuído para que esta secção seja um verdadeiro êxito. Ao longo dos anos, têm sido vários os autores das canções: Carlos Rodrigues, Manuel Ferreira, Zé da Vesga, Honório Resende, Lígia Martins e João Pombo.

A troupe visita, anualmente, várias residências, estabelecimentos comerciais e instituições, e atua na tradicional e grande Noite de Reis, organizada pela Câmara Municipal de Ovar. Mas no cômputo geral, as atuações da Troupe de Reis são, sobretudo, públicas.

Como pontos altos do seu historial, destacam-se, entre outros, os seguintes:
– Em 2014, a Troupe da Associação dos Antigos Alunos da Escola Oliveira
Lopes levou a Lisboa o “Cantar os Reis”, atuando, designadamente na
Basílica da Estrela, no Jardim da Estrela, no Largo do Rossio e no bairro
“vareiro” da Madragoa, entre outros locais emblemáticos da capital.
– Em 2018, a Troupe da Associação dos Antigos Alunos da Escola Oliveira
Lopes foi alvo de uma reportagem no Jornal de Notícias;
– Em 2018, a Troupe de Reis da Associação dos Antigos Alunos da Escola
Oliveira Lopes teve honras televisivas na SIC, tendo sido exibida uma
fantástica reportagem que fez jus ao “Cantar os Reis”;
– Em 2020, a Troupe de Reis da Associação dos Antigos Alunos da Escola
Oliveira Lopes foi, novamente, referenciada na SIC, no âmbito de uma notícia relacionada
com a classificação do “Cantar os Reis” como Património Cultural Imaterial de Portugal.

A Troupe de Reis é uma das principais fontes de receita da Associação dos Antigos Alunos da Escola Oliveira Lopes. A esta secção se deve a existência da “Bolsa de Estudo Troupe de Reis”, pois é na angariação de fundos, que se consegue o fundo monetário, que por vontade expressa de todos os seus elementos, a torna uma realidade. A Bolsa de Estudo é concedida anualmente aos antigos alunos da Escola Oliveira Lopes, que frequentem qualquer grau de ensino, e que apresentem carências económicas e bom aproveitamento escolar.


Trata-se de uma atividade de cariz cultural e social, importante e meritória, que preserva a tradição reiseira e dignifica, de sobremaneira, a freguesia de Válega e, consequentemente, o Município de Ovar.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo