LocalPrimeira Vista
Em Destaque

Ovar está de luto: Faleceu o Padre Manuel Pires Bastos

O Padre Manuel Pires Bastos, Pároco de S. Cristóvão de Ovar, faleceu hoje. Ovar está luto.

Manuel Pires Bastos, 85 anos, encontrava-se internado, desde o dia 28 de Outubro, no Hospital S. Sebastião, em Santa Maria da Feira. Tinha sido hospitalizado com sintomas de pneumonia e já na unidade de saúde realizou o teste, que se veio a revelar positivo.

A Câmara Municipal de Ovar decretou Luto Municipal para segunda-feira, dia 9 de Novembro de 2020.

O Padre Manuel Pires Bastos será sempre uma referência que sempre esteve presente com a sua acção e a sua palavra, orientando e confortando, em especial, todos aqueles que mais precisavam.

Natural de Oliveira de Azeméis, Manuel Pires Bastos foi ordenado em 1958 e era pároco de Ovar desde 1975.

Nomeado pároco de S. Cristóvão de Ovar, num momento conturbado da vida local e nacional (após o 25 de novembro de 1975), o Reverendo Padre Manuel Pires Bastos destacou-se na comunidade pelo seu espírito aberto e dialogante, sendo capaz de congregar os seus paroquianos e levar por diante múltiplas atividades em prol do bem comum.

Para além da sua actividade religiosa, o sacerdote renovou o quinzenário “João Semana”, transformando-o num jornal noticioso, participou e dinamizou diversas tradições vareiras, como a Quaresma e os Reis de Ovar.

Licenciado Ciências Históricas, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, a história local era uma das suas paixões, publicando artigos com regularidade.

Em 2009, em conjunto com um grupo de voluntários, criou na Paróquia de São Cristóvão o projecto Mãos Solidárias, de apoio alimentar às famílias mais carenciadas. O projecto revestiu-se de grande importância social, tendo tido um papel crucial no pico da pandemia Covid-19 em Ovar, razão pela qual foi distinguido, pela Câmara Municipal, em 25 de julho do corrente ano, com a Medalha de Mérito Municipal Cobre.

As cerimónias fúnebres, reservadas à família, decorrerão em Loureiro, a terra natal do padre Manuel Pires Bastos. A Missa de Sétimo Dia será celebrada pelo Bispo do Porto, Dom Manuel Linda, no próximo Domingo, dia 15, às 11 horas, na igreja de Ovar.

 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo