Primeira VistaSaúde

“Foquinha Robot” em destaque na eHealth Summit 2018

O ROSA, robot em formato de foca bebé, que está ao serviço do Hospital Dr. Francisco Zagalo, de Ovar, tem estado em destaque na eHealth Summit 2018, que termina esta sexta-feira, em Lisboa.

O aparelho, criado pelo japonês Takanori Shibata, visa melhorar a qualidade de vida e promover o bem-estar das pessoas com sinais e sintomas de ansiedade, depressão, desorientação ou dificuldades em manter foco comunicacional.

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) estão a testar um robot em formato de foca bebé para ser utilizado pelos utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS). O objectivo é tentar diminuir o consumo de calmantes e antidepressivos. O robot terapêutico custa cinco mil euros e chegou há três semanas ao Hospital Dr. Francisco Zagalo, em Ovar. Luís Miguel Ferreira, presidente do conselho de administração do hospital, diz que se as avaliações forem boas, a ‘foquinha Rosa’ como é apelidada pela instituição, poderá generalizar-se a outras unidades do SNS. Para já, e segundo o mesmo responsável, a avaliação é boa e tem muita aceitação dos doentes.

O robot, cujo nome parte das iniciais R, de Relaxar, O, de Orientar, S, de Sentir, e A de Activar (ROSA), já é quase uma mascote da equipa que está a representar o Hospital de Ovar na 2ª edição do Portugal eHealth Summit 2018, evento que se centra nos Mercados Digitais, Transformação Digital, eProcurement, SNS + Proximidade e Artificial Intelligence & Data.

Mas não são só os doentes que se derretem com o olhar doce e tenro do robot pestanudo. A foca foi a grande atracção durante a visita dos ministros da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, da Defesa, Azeredo Lopes, e da Ciência e do Ensino Superior, Manuel Heitor, que ontem abriram a conferência. Adalberto Campos Fernandes até fez piadas. “Podem oferecer uma a cada ministro”, disse. Segundo o Correio da Manhã, quando lhe passaram a foquinha Rosa para a afagar, gracejou: “O ministro da Defesa é que precisa, tem mais dificuldades do que eu.”

O evento está a decorrer em Lisboa, até 23 de março, no Altice Arena, sendo promovido pelo Ministério da Saúde, através da SPMS, EPE.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo