Opinião

Um Vareiro em Pequim (II) – Rosendo Costa

OS AMIGOS
Os amigos nunca ficam para sempre… A cultura e a sensação de identidade sócio-cultural são algo algo tão forte que nos puxa para nos ligarmos a pessoas da nossa língua e nação. Tenho amigos portugueses, mas tirando um ou outro nunca são os mesmos. Vêm e vão, não voltam, uns vêm cá pela experiência de meio ano, um ano, no máximo dois e só os mais aventureiros começam a ficar para mobília da casa.

Mesmo os chineses vivem imigrados no próprio país. Num país em que se faz uma viagem de quatro horas de avião e ainda não se cruzou a fronteira – dava para ir de Lisboa a Budapeste – há uns que vêm e vão… vêm a Pequim pela experiência da grande cidade e voltam para a terra natal mais tarde, a 2000 ou 3000 km de distância. Alguns só vêem os pais uma ou duas vezes por ano: no ano novo chinês e na Golden Week – feriado de Outubro.

Tive que aprender a língua e ao fim de três anos ainda estou no nível intermédio e encontro dificuldades de comunicação. Não por ser preguiçoso ou não estudar com afinco, mas porque simplesmente a língua é extremamente complexa, é uma língua por tons em que se nos enganarmos no tom de uma palavra o receptor entende algo completamente diferente e são os caracteres, MUITOS caracteres! Já cheguei perto de 2000 e poucos, mas ainda me faltam uns 1500 para conseguir ler um jornal ou revista.

A POLUIÇÃO
A poluição é um facto! Não é um mito urbano inventado pela propaganda americana. Pequim é uma cidade com poluição! Há dias em que a poluição é tão alta que não gosto de andar na rua mesmo sem máscara e tenho dores de cabeça.

Ao contrário de Portugal e sobretudo de Ovar, onde adoro fazer caminhada na Avenida da Régua pela noite ou ir até ao Furadouro ver o mar e contemplar o céu azul, Pequim é uma cidade cinzenta, raramente se vê céu azul e o Sol, em vez de um amarelo brilhante é dum laranja escuro, tosco, por causa da névoa de poluição.

Não posso sortear um dia ao calhas para ir correr por exemplo (e isso trouxe-me peso a mais, perdi aquele umbigo Danone sexy)… Tenho que verificar no telemóvel e a olho no ar se está demasiado poluído ou se é saudável ir dar uma corridinha.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo