Covid-19

Vacinação sazonal contra a gripe e covid-19 começa hoje

Esta é uma campanha de dose dupla, com as vacinas para a gripe sazonal e para a covid-19. Hoje, serão dadas vacinas numa dezena de locais para um início simbólico da campanha. A partir de amanhã, a vacinação será já em 397 postos de vacinação de todo o país e deverá chegar a três milhões de portugueses em 100 dias.

O objetivo é proteger os grupos mais vulneráveis, estando previsto vacinar cerca de três milhões de pessoas até dezembro.

A campanha de vacinação será por fases tendo em conta as faixas etárias.

A vacina contra a Covid-19 já está afinada para a variante ómicron. As novas vacinas foram aprovadas pela Autoridade Europeia do Medicamento.

A vacinação conjunta deverá atingir um universo de cerca de 3 milhões de pessoas.
Os primeiros a ser chamados à vacinação serão os maiores de 80 anos com comorbilidades, um processo que vai decorrer novamente de forma escalonada, por faixas etárias, avançando à medida que se esgotem os agendamentos na faixa etária mais elevada.
Prevê-se que a vacinação contra a covid-19 e contra a gripe termine a 17 de dezembro.
São elegíveis para serem vacinadas as pessoas com 60 ou mais anos de idade, os residentes e profissionais dos lares de idosos e da rede nacional de cuidados continuados, as pessoas a partir dos 12 anos com doenças de risco, as grávidas com 18 ou mais anos e doenças definidas pela Direção-Geral da Saúde e os profissionais de saúde e outros prestadores de saúde.
A campanha arranca numa altura em que a cobertura da vacinação primária completa é de 93%, sendo o grupo etário menos vacinado o das crianças entre os 5 e os 11 anos, com apenas 44%.

A vacinação de reforço está nos 66% da população elegível e a segunda dose de reforço já foi administrada a 63% dos idosos com 80 ou mais anos.
O que justifica a campanha de vacinação do outono-inverno
A autoridade de saúde considera que Portugal encontra-se numa situação epidemiológica “estável”, embora seja dominada por uma linhagem da variante Ómicron, a BA.5, de elevada transmissibilidade e com potencial para escapar ao sistema imunológico.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo