Opinião

Válega e Ovar divulgados na SIC durante uma tarde inteira! – Por Carlos Camoesas

Não foi só o que apareceu e se viu nos directos, várias dezenas de pessoas anónimas no público, convidados e figuras públicas, viram, fotografaram e filmaram (também) as referências a Ovar e Válega, expostas no centro do estúdio. Uma maquete à escala 1/10 do pórtico principal de entrada no Parque Urbano de Ovar, uma maquete do Museu Escolar Oliveira Lopes à escala 1/100, dois moliceiros à escala 1/14 (sendo um deles réplica do que esteve durante anos na rotunda do Carregal (Furadouro).

Solicitei à CMOvar e à JFVálega um pack de divulgação/promoção do nosso território e estiveram expostos junto aos meus “cangaços”, o livro Pholi(a)o sobre o carnaval, outro sobre a Igreja de Válega, outro sobre Monsenhor Miguel de Oliveira, revista “Reis”, galhardetes… O pão de ló oferecido pela Câmara, já tinha “marchado”!

Foi com muito orgulho e gratidão que aceitei o convite e estive presente no programa, expondo os meus “cangaços”. Logo na cancela à entrada do Parque Holanda, o segurança fez-me crer que a tarde iria correr bem, como aconteceu; Antes de abrir a cancela pediu que me identificasse e disse-lhe o meu nome. O segurança pediu que aguardasse uns segundos (foi confirmar) e respondeu, abrindo a cancela – É o inventor? Pode entrar. Confesso que demorei alguns segundos… e respondi afirmativamente.

Tive assim os meus “5 minutos de fama”, exibi, mostrei e comentei (em off e nos directos) os meus “cangaços”; 3 Hovercraft de corrida RC (Rádio Controlados) à escala 1/4, um deles com motor de combustão a gasolina Zenoah/26cc/3 cavalos e 14.000 rpm, construído em Fibra de Carbono e Kevlar, com piloto animatrónico. Um violino construído em Fibra de Carbono, outro em Kevlar e uma Sanfona. Caneleiras e patins de corrida inline em Carbono/Kevlar. Um kayak RC à escala 1/4, com piloto animatrónico a remar técnica Scull, réplica da Toyota que venceu o Dakar deste ano, em fibra de vidro e escala 1/10, duas réplicas de UMM (Todo o terreno orgulho da Indústria automóvel nacional durante várias décadas) também RC escala 1/10; um Golf, um Nissan, moldes e mockups…

Resta-me agradecer à SIC, à equipa da “Produções Clandestinas” que me “descobriu” e convidou, à equipa técnica e, “the last but not the least”, à equipa de apresentadores; João Baião, Fernando Rocha e Melânia Gomes.

OBRIGADO!
Carlos Camoesas/ovarcraft.com
05/04/2022

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo