Cultura

Vamos recordar filmes brasileiros que fizeram sucesso em Portugal?

O cinema português está a aproxima-se cada vez mais do cinema brasileiro. A união através do idioma e o grande número de imigrantes que vivem no nosso país estão a criar mais oportunidades para parcerias entre cineastas das duas nações. Além disso, várias mostras online estão a mostrar filmes brasileiros em Portugal e vice-versa. Os brasileiros já tiveram até a oportunidade de receber o Festival de Cinema Avanca, em 2016. Por isso, é hora de relembrar os filmes brasileiros que mais fizeram sucesso por aqui.

Macunaíma

O clássico brasileiro, inspirado no “herói sem carácter” de Mário de Andrade, com Grande Otelo no principal papel, foi lançado em 1969. Porém, na década de 60, apenas 5 filmes brasileiros foram exibidos em Portugal, pois a troca entre as culturas ainda não era tão grande. Mas, em 1972, foi realizada em Lisboa a 1.° Retrospectiva do Cinema Brasileiro, trazendo as produções que “ficaram para trás” nesse período. Os registos da imprensa portuguesa da época indicam que as filas que se formavam para conseguir bilhetes para a exibição de Macunaíma enchiam o Palácio Foz, ressaltando que muita gente julgava tal feito como impossível. Depois desse momento, os críticos portugueses passaram a receber muito bem todo o movimento do Cinema Novo brasileiro.

Tropa de Elite

A história do BOPE e do Capitão Nascimento contada em Tropa de Elite fez um sucesso estrondoso no Brasil e várias das polémicas do filme repercutem-se até hoje. Em Portugal, a produção também foi muito bem recebida, chegando a ser o quinto filme mais visto em todo o país após o lançamento nos cinemas, em julho de 2008.

Tudo Bem no Natal

Tudo Bem no Natal, filme com o comediante brasileiro Leandro Hassum, já marca uma nova era na distribuição dos filmes. Lançado durante a pandemia, no Natal passado, o sucesso não foi medido através de filas nos cinemas ou altas receitas de bilheteira, mas sim pelo ranking das plataformas de streaming. O filme chegou ao primeiro lugar entre os mais vistos da Netflix em Portugal.

Bacurau

Um dos filmes brasileiros de maior importância recente, o premiadíssimo Bacurau também teve muito destaque por aqui. A imprensa portuguesa ajudou a divulgar a produção com elogios contundentes. No ano passado, Bacurau foi exibido em horário nobre nas TV’s de Portugal e, recentemente, entrou no catálogo da plataforma Filmin.

Dona Flor e seus Dois Maridos

Dona Flor e seus Dois Maridos conseguiu fazer sucesso de várias maneiras em Portugal. Tanto o romance de Jorge Amado, como o filme lançado em 1976 e a minissérie de 1998 conquistaram o público luso. Além disso, mais recentemente, em 2013, uma nova versão da série produzida no Brasil também foi exibida na televisão portuguesa.

 

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo