CulturaPrimeira Vista

“Viagens de uma Vida” – 25 bloggers de viagem portugueses

Explore Portugal e leve o Mundo na bagagem!

Pela primeira vez, 25 dos mais influentes bloggers de viagem portugueses juntam-se em livro. Objectivo? Partilhar as viagens mais marcantes das suas vidas!

Numa altura tão especial como a que vivemos, os bloggers de viagem da ABVP – Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, que neste momento andam a explorar o país na iniciativa #euficoemportugal, têm mais um desafio para os compatriotas: “Venha visitar Portugal… mas leve na bagagem o resto do Mundo!”
.
“Este livro leva-nos a 25 países, nos cinco Continentes, e proporciona-nos a oportunidade de, neste verão, enquanto saboreamos os encantos de Portugal, idealizarmos e sonharmos – sem confinamento – com as nossas próximas viagens”, resume Filipe Morato Gomes, presidente da ABVP, autor do blogue Alma
de Viajante, que escreveu recentemente sobre Ovar onde tem raízes

A obra, que chega às principais livrarias do país a 23 de junho, com lançamento oficial na pacata vila de Castro Laboreiro, no concelho de Melgaço, num evento transmitido online para todo o país é, pois, uma selecção de duas dezenas e meia de olhares – distintos e variados – sobre destinos espalhados pelos quatro cantos do
mundo e que desafiam a plenitude dos nossos sentidos. Vai da alegria colorida do Festival Holi, em Varanasi, Índia, à angustiante luta pela sobrevivência no campo de refugiados Rohingya em Cox’s Bazar, no Bangladesh.

Passa pela sensação de liberdade e pequenez que emana da mítica Ruta 40, no Sul da Argentina, como pelas paisagens inóspitas da Gronelândia e de Madagáscar. “VIAJAR é uma inigualável forma de crescimento e enriquecimento pessoal, despertando em nós um saudável espírito de aventura e reforçando o imenso
prazer da partilha. E é com essa certeza que a ABVP, que a 01 de março celebrou o seu primeiro ano de existência, decidiu partilhar esses valores, através da publicação de um livro que pretende celebrar a VIAGEM e tudo o que esta pode fazer por nós, pelos outros”, acrescenta Filipe Morato Gomes.

O presidente da ABVP considera que estas páginas, complementadas com um encarte de fotografias ilustrativas, “são um hino ao ato de viajar e à vida – a celebração da diversidade cultural e da salutar comunhão entre povos”. E desafia: “Tal como nós, que o leitor se sinta inspirado para partir, explorar e ‘descobrir-se’ ”.

Entre os 25 autores, Rui Barbosa Batista, fundador do blogue BornFreee, deixa um repto: “Acredito que, através do olhar que vertemos em palavras, os portugueses vão fazer uma belíssima viagem em torno deste nosso apaixonante planeta, percebendo a riqueza das suas diferenças culturais e sociais”.

“O livro fala de lugares, mas também de medos que são superados, de desconfortos que são tornados desafios, de liberdades incondicionais que só o longe e o atirar-nos no desconhecido nos permitem, assim nos consigamos soltar de nós mesmos e das nossas amarras físicas e psicológicas”, acrescenta o autor.

“Viagens de uma Vida” foi uma ideia abraçada sem hesitações pela editora Idioteque, parceira da associação nesta viagem literária. “O livro narra viagens e experiências inesquecíveis da vida de cada um dos viajantes, criando assim uma obra que é no seu todo inspiradora e mundividente, transportando em si uma multiplicidade
de lugares, sentimentos, odores, tons e aventuras que nos agarram desde o primeiro parágrafo”, resume o editor, Manuel Andrade.

O segundo livro da série, a lançar em 2021, será inteiramente dedicado a Portugal, como epílogo da iniciativa #euficoemportugal.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo