Primeira VistaSaúde

Visitas regressam ao Hospital de Ovar

As visitas a doentes internados no Hospital Dr. Francisco Zagalo, de Ovar (HFZ-Ovar), foram retomadas esta quarta-feira, com um conjunto de condicionalismos para prevenir a transmissão do novo coronavírus.

“A pandemia Covid-19 impôs medidas de caráter extraordinário nas unidades prestadoras de cuidados de saúde com objetivo de minimizar o risco de cadeias de transmissão, como foi o cancelamento das visitas aos doentes internados”, afirma o presidente do Conselho Diretivo do HFZ-Ovar, Luís Miguel Ferreira.

“Contudo, o impacto na saúde psicoemocional dos utentes e seus familiares é muito grande, ainda que na nossa unidade hospitalar tenhamos garantido a comunicação entre doentes internados e familiares por recurso a meios telemáticos. Nesta época especial para a generalidade das famílias, existe a necessidade de complementarmos este programa de visitas com a concretização de um programa de visitas presenciais seguras, que possam atenuar o sofrimento de quem não pode, por motivo de doença, partilhar a época natalícia com os seus entes queridos”, salienta.

As visitas, agora retomadas, são apenas para doentes não Covid-19, uma vez que o edifício do HFZ-Ovar não dispõe de capacidade estrutural para assegurar a concretização “de visitas seguras a utentes com doença na enfermaria criada para a resposta de isolamento específico que requerem”.

Para cumprir as indicações da Direcção-Geral da Saúde, o tempo de visita seguro é por um período preferencial de 15 minutos, podendo em situação excecional estender-se até ao máximo de 30 minutos.

As visitas – realizadas preferencialmente da parte da tarde, entre as 14 e as 17 horas – carecem de marcação prévia agilizada entre os familiares e os serviços.

Higienização das mãos antes e após a visita ao doente, assim como o uso de máscara cirúrgica, distanciamento físico entre visitante, utente e profissionais de saúde, são algumas das regras impostas nesta fase de retoma em época natalícia.

 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo