Opinião

É Carnaval, mas os Vareiros vão levar a mal! – Por Fernando Camelo de Almeida

Em Ovar, vive-se muito o Carnaval que é sem dúvida o melhor do País. A comunidade envolve-se imenso nos festejos, sendo este um período propicio para “apanhar” as pessoas distraídas.

Vem isto a propósito de dois temas cruciais para o nosso Município, a Saúde e a Erosão Costeira.

As pessoas de Ovar vivem com graves carências ao nível dos Serviços de Saúde, temos os Polos de Saúde de Arada e Maceda inexplicavelmente encerrados, não temos Consulta Aberta à noite, não temos uma VMER em permanência no concelho e como se não fosse suficiente, não temos um Serviço de Urgência Básico no nosso Hospital.

Se tivermos a consciência dos factos acima referidos, temos motivos para viver em sobressalto, mas agora ainda nos estão a tentar fazer pior, ao colocarem em cima da mesa a forte possibilidade das pessoas do Município de Ovar passarem a ser referenciadas para o Hospital de Aveiro ou Coimbra em vez do Hospital da Feira ou Gaia. Se essa possibilidade for avante, é o desrespeito total pela nossa população e colocam em risco a saúde e vida de todos nós.

Registo com satisfação a manifestação em que participei e que contou com muitas pessoas, assim como a Moção aprovada por unanimidade na Assembleia Municipal de Ovar. Veremos se conseguimos evitar mais uma injustiça para Ovar.

Outro tema de extrema importância para o nosso Município é a Erosão Costeira, tivemos até agora muitas promessas de vários governos, mas zero medidas concretas para travar o avanço do mar. Tenho a sensação que nem os devidos cuidados paliativos têm sido feitos, condenando as nossas praias a um futuro assustador.

A este propósito, fiquei surpreendido com as declarações do Dr. Alberto Souto, ex-Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações criticando a inércia dos autarcas desta região que não conseguiram que fosse atribuída uma verba no PRR para este tema tão preocupante.

Agora entrámos num curto período em que a comunidade vareira se alheia um pouco dos problemas para comemorar a verdadeira festa da cidade e viver bons momentos depois de tantas privações. Mas atenção que apesar de Ovar viver intensamente o Carnaval e infelizmente as pessoas não se mobilizarem de forma idêntica para outras questões de extrema importância para todos, parecendo até algo despreocupadas, estou convicto que mais tarde ou mais cedo despertarão para a triste realidade a que todos estamos sujeitos.

É Carnaval, mas os Vareiros vão levar a mal!

Fernando Camelo de Almeida (Deputado eleito na Assembleia Municipal de Ovar)

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo