CulturaPrimeira Vista

Intercâmbio Escolar Ovar/Lamballe ajuda a formar “Cidadãos Globais”

Um grupo de 17 alunos dos 7º, 8º e 9º anos e três professoras da Escola Secundária Dr. José Macedo Fragateiro, em Ovar, deslocaram-se a Lamballe, na Bretanha, entre os dias 11 e 16 de fevereiro, no âmbito de um projeto de intercâmbio escolar entre a ESJMF e o Colégio Sacré Coeur de Lamballe. Este intercâmbio, promovido pelo Clube Europeu da escola portuguesa, desenvolveu-se a partir de um projeto na plataforma etwinning e constituiu uma experiência enriquecedora que transcendeu as fronteiras geográficas e culturais.

Esta atividade proporcionou aos alunos portugueses uma imersão completa na vida escolar, e familiar dos alunos e professores que os receberam e na cultura da região de Lamballe, na França. Além de assistir a aulas, os jovens vivenciaram o dia-a-dia de uma família francesa e tiveram ainda a oportunidade de explorar os pontos de interesse locais e de visitar lugares emblemáticos como St. Malo, antiga cidade de corsários, e o majestoso Mont Saint Michel, um dos lugares históricos mais visitados da França e Património Mundial da UNESCO desde 1979. Essas visitas não só enriqueceram o conhecimento histórico e geográfico dos alunos, mas também promoveram uma compreensão mais profunda da diversidade cultural europeia.

Sendo um dos objetivos do projeto o desenvolvimento de boas práticas de Sustentabilidade Ambiental, um dos pontos altos desta experiência foi a troca de conhecimentos e boas práticas através do contato direto com os projetos de sustentabilidade desenvolvidos pela escola anfitriã.

Além dos aspetos académicos e culturais, o intercâmbio favoreceu um ambiente propício ao desenvolvimento de competências linguísticas e de comunicação. O convívio diário com estudantes, famílias e professores franceses estimulou o uso e a prática do inglês e do francês, promovendo assim a melhoria das competências linguísticas dos participantes.

Mais do que simplesmente uma viagem escolar, o intercâmbio representou uma oportunidade valiosa para o desenvolvimento interpessoal dos alunos. A autonomia foi cultivada através da necessidade de lidar com situações quotidianas num ambiente diferente, enquanto as dinâmicas de grupo fortaleceram os laços afetivos e de colaboração entre os participantes. A capacidade de adaptação a outras realidades foi também posta à prova, preparando os alunos para os desafios do mundo globalizado em que vivemos.

Em resumo, o intercâmbio entre a Escola Secundária Dr. José Macedo Fragateiro e o Colégio Sacré Coeur de Lamballe não enriqueceu apenas o currículo académico dos alunos, mas também proporcionou uma experiência de aprendizagem integral que certamente lhes abrirá horizontes, deixando uma marca indelével nas suas vidas. Através do contato direto com outras culturas e do intercâmbio de ideias e experiências, estes jovens tornaram-se verdadeiros cidadãos globais, preparados para enfrentar os desafios e abraçar as oportunidades que o futuro lhes reserva.

Em abril, será a vez de retribuirmos a hospitalidade com que fomos recebidos em Lamballe e de receber de forma calorosa os alunos e professores franceses e com eles partilhar a nossa cultura, história e tradições locais.

As professoras responsáveis,

Ana Carvalho, Cristina Rocha e Isilda Pinho

 

 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo