CulturaPrimeira Vista

11 anos depois, “Timor Loro Sae” chega às salas de cinema

 

Um dos mais emblemáticos filmes do cinema de animação português, chega este mês às salas de cinema comercial. Com estreia prevista para a quinta-feira dia 25 de junho, este filme irá anteceder e acompanhar a longa-metragem “Nós na Rua”.

“Timor Loro Sae”, realizado em 2004, pelo cineasta Vítor Lopes, foi desenvolvido num processo paralelo ao desenrolar dos acontecimentos em Timor.

O filme inicia-se com o massacre do cemitério de Santa Cruz e ao longo de 12 minutos cruza lendas e factos de 500 anos de colonialismo e 26 anos da feroz ocupação pela Indonésia.

Estreado em Portugal no Festival de Cinema de Avanca 2004, este filme teve uma forte repercussão internacional.

Distinguido em Tessalonica, mas também em Itália, Paquistão e Portugal, “Timor Loro Sae” foi seleccionado em mais de 40 festivais de países como a Alemanha, Brasil, China, Eslovénia, Espanha, EUA, França, Grécia, Indonésia, Irão, Itália, Luxemburgo, México, Paquistão, Portugal, Rep. Checa, Singapura, Síria, Taiwan, Tunísia, Turquia e Ucrânia. Na Indonésia a censura local acabou por retirar este filme à última hora da competição do festival. “Timor Loro Sae” foi já exibido por diversas vezes em Timor.

Vitor Lopes, sendo o autor do projecto enquanto argumento, criação gráfica, animação e realização, contou com a equipa do estúdio de animação do Cine-Clube de Avanca e foi produzido por António Costa Valente.

Com direcção de som de Fernando Augusto Rocha, esta animação conta com música tradicional timorense, mas também inclui obras musicais de Eurico Carrapatoso, Eugénio Amorim, João Pedro Oliveira e UNU.

Neste filme trabalharam os animadores Ana Ruela, António Almeida, Carla Freire, Carlos Silva, Joana Sousa, João Paulo Dias, Nuno Sarabando, Rui Carvalho e Susana Vasconcelos.

Vitor Lopes é um dos autores e realizadores de Até ao Tecto do Mundo, a primeira longa-metragem do cinema de animação portuguesa. É também autor de vários projectos de séries e curtas-metragens de animação, tendo sido várias vezes premiado em competições internacionais.

O filme “Timor Loro Sae” terá estreia comum com Nós na Rua no Cinema City Alvalade em Lisboa, no Cinema Dolce Vita em Ovar, Teatro Ribeiragrandense nos Açores e posteriormente em salas de todo o país.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo