
O momento simbólico do acender das luzes de Natal e a antestreia de um espetáculo com 220 drones em coreografias de alta precisão a 80 metros de altura prometem marcar a abertura da programação de Natal em Santa Maria da Feira na noite de 28 de novembro. O show aéreo “Onde nasce a estrela de Natal” será apresentado excecionalmente às 21h45 de sexta-feira, mas a partir de sábado, e durante os 20 dias de Perlim – Parque Temático de Natal (29 de novembro a 30 de dezembro), toma conta dos céus da cidade sempre às 19h45, junto à Casa do Moinho.
Com narração de Catarina Furtado, este show inovador une arte, tecnologia e emoção, e deverá bater o recorde nacional de apresentações num mesmo evento (21 no total), evidenciando a aposta do Município de Santa Maria da Feira e da empresa municipal Feira Viva no reforço e diferenciação de conteúdos de Perlim e a capacidade técnica, fiabilidade operacional e experiência da empresa Skynigma, que propõe animações exclusivas com iluminação LED de última geração e uma narrativa visual pensada para surpreender e envolver públicos de todas as idades.
A programação de Natal em Santa Maria da Feira inicia às 19h00 de 28 de novembro com o Mercado de Natal, carrossel e pista de gelo já em pleno funcionamento. À mesma hora, o Coro Infantil do CAF atua no Mercado Municipal, seguindo-se um espetáculo de marionetas de fios pelo marionetista feirense Rui Sousa. A animação prossegue às 20h30 com a atuação do Coral GoGospel na Praça Gaspar Moreira, junto à Câmara Municipal, onde está instalada uma imponente árvore de Natal visitável, com 16 metros de altura, e onde terá lugar, às 21h00, a simbólica contagem decrescente para o acender das luzes de Natal.
O roteiro prossegue com uma passagem pela Rua Dr. Roberto Alves (Rua Direita), parcialmente coberta por uma impactante instalação coletiva de Natal composta por 600 candeeiros em feltro em forma de velas, decorados por crianças das escolas do concelho e respetivas famílias, e termina às 21h45 com a antestreia do espetáculo de drones.
A programação natalícia em Santa Maria da Feira é extensa, reunindo quase meia centena de atividades sinalizadas pelo Município, mas por todo o território há bibliotecas e museus, igrejas e auditórios, escolas e IPSS, comércio e restauração que nesta época do ano abrem as suas portas a exposições e concertos, workshops e conversas temáticas, mostras de produtos locais e experiências gastronómicas que convidam a desfrutar em família ou com amigos.
Entre os inúmeros pontos de interesse a visitar, destaca-se o percurso circular na zona histórica da cidade, que propõe uma passagem por Perlim no Castelo e Quinta do Castelo; Mercado de Natal no Rossio; circo e pista de gelo no Parque Condes de Fijô; Mercado Municipal na Rua dos Descobrimentos; Praça Gaspar Moreira, junto à Câmara Municipal; Rua Dr. Roberto Alves, mais conhecida por Rua Direita; e Museu Convento dos Lóios, na subida para o Castelo, que acolhe uma exposição temática dedicada ao Menino Jesus.
Com o mote “Cabeça na Lua, pés em Perlim”, a 17ª edição do parque temático de Natal reserva novidades que prometem surpreender, quer nos conteúdos de programação, quer na reorganização do recinto, e aposta no reforço de atividades educativas, pedagógicas e de sensibilização, com um olhar atento à urgência de brincar e à parentalidade, solidariedade e responsabilidade social.
Ao novo projeto “Os Superpoderes das Boas Ações”, que integra as iniciativas “+Presente”, “Exército de Soldados ao Contrário” e “Pequenos Gestos, Grandes Sorrisos” junta-se a conversa “Tempo sem Relógio” com o psicólogo Eduardo Sá, no Cineteatro António Lamoso (6 de dezembro), e a missão “Perlim mais perto de mim”, projeto das Termas de S. Jorge que leva o mundo mágico de Perlim a hospitais pediátricos do Norte e Centro do país já a partir de 26 de novembro, tornando a época natalícia ainda mais especial.




