ComunicadosPolítica

PCP: Requalificação do bairro do SAAL ainda não terminou

Uma delegação da Comissão Concelhia de Ovar do Partido Comunista Português visitou no passado Domingo o Bairro do SAAL onde pôde contactar com os seus moradores.
Durante décadas o PCP trouxe ao debate político local a luta dos moradores do Bairro do SAAL, em Cortegaça (Ovar), por melhores condições de habitabilidade, procurando garantir o seu direito constitucional a uma habitação de dimensão adequada, em condições de higiene e conforto.

De facto, por parte da Câmara Municipal de Ovar a resposta às reivindicações dos moradores deste Bairro foram sempre promessas sem cumprir. Assim foi em 2004 com a assinatura de um protocolo onde a Câmara se comprometeu a avançar com o projecto do Conjunto Habitacional da Praia de Cortegaça – segunda fase. Mas esta promessa nunca saiu do papel.

Perante o sofrimento e o voto ao esquecimento desta comunidade, na Assembleia Municipal, o PCP apresentou em Abril de 2015, uma moção em defesa do Bairro do SAAL visando a solução para este justo anseio.

Com a presença dos moradores do Bairro do SAAL, a moção foi aprovada por unanimidade, comprometendo os órgãos autárquicos, nomeadamente o executivo da Câmara Municipal, a encontrar uma solução definitiva para este grave problema habitacional e social.

Hoje, quando algumas chaves foram já entregues fica claro que a luta organizada e persistente, conjugada com a intervenção do PCP, é sinónimo de vitória.

O PCP não pode porém deixar de sublinhar que:
– A moção do PCP foi aprovada em Abril de 2015, decorreram portanto 5 anos e meio para apenas neste instante se alcançar este nível de concretização da obra;
– A empreitada de Reabilitação do SAAL, foi consignada a 29 de Dezembro de 2019, com o compromisso de melhorar as condições de habitabilidade de 12 moradias num prazo de execução de 366 dias. Até hoje, a poucos dias da conclusão deste prazo, apenas 6 moradias foram entregues aos seus proprietários;
– Segundo alguns depoimentos, de moradores do Bairro do SAAL, ainda assim existem alguns problemas de construção a resolver e segundo os mesmos há pouca receptividade dos responsáveis pela obra para ouvirem as suas solicitações;
– Um dos principais problemas do Bairro do SAAL, o direito à habitação, tem resolução à vista, no entanto, as chagas sociais continuam evidentes.

A Comissão Concelhia de Ovar do PCP reafirma o seu compromisso junto dos moradores do Bairro do SAAL de estar ao seu lado na luta pela resolução dos seus problemas e concretização dos seus justos anseios.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo