LocalPrimeira Vista

400 milhões para modernizar troço Ovar-Gaia da Linha do Norte

O Conselho de Ministros aprovou o Plano Estratégico dos Transportes e Infraestruturas para o horizonte 2014-2020, abarcando os sectores ferroviário, marítimo-portuário, rodoviário e aeroportuário-logístico, bem como os transportes públicos de passageiros.

Para a Linha do Norte da CP, 20 anos depois do início da modernização, esta poderá ficar concluída em 2019 após a intervenção nos troços Ovar-Gaia, Alfarelos-Pampilhosa e na zona do Ribatejo.

São 400 milhões de euros – 50% vêm da UE – previstos para o investimento para que, por exemplo, a viagem em Alfa Pendular deixe de ser um rali e passe a ter velocidade mais constante.

Apesar de “estratégico”, este projecto não acautela o futuro, ao não prever uma terceira via ao lado da actual entre Alfarelos e Pampilhosa, um dos troços mais congestionados da linha.

Os objectivos estratégicos que presidem a este Plano são a competitividade e o desenvolvimento sustentável da economia, a coesão social e territorial, a mobilidade e acessibilidade de pessoas e bens, e a comportabilidade financeira para os contribuintes.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo