Life&Tek

5 Dicas Para Aumentar o Rendimento Familiar

Quer aumentar o seu rendimento familiar mensal? Atualmente é cada vez mais importante saber gerir o seu orçamento mensal para cumprir com as suas obrigações e ainda conseguir colocar algum dinheiro de parte.

Todavia, se o seu orçamento for curto para fazer face a tantas despesas e se notar que existe pouca margem para colocar algum dinheiro de parte no mealheiro, fique a conhecer 5 dicas que o poderão ajudar a melhorar a sua saúde financeira.

Rever Apólices de Seguros

A maioria dos portugueses tem pelo menos um seguro, seja ele de cariz obrigatório (seguro de vida — para quem possui crédito à habitação —, ou automóvel — caso tenha um veículo em seu nome), ou opcional (seguro de saúde ou para animais de estimação). Será possível poupar nas apólices de seguros sem deixar de estar precavido?

Sim, é possível! Para poupar algum dinheiro, reveja periodicamente a sua carteira de seguros junto do seu mediador ou seguradora e certifique-se que:

  • O seguro contratado corresponde às suas reais necessidades;
  • Não tem seguros ou coberturas duplicadas;
  • Verifique qual é a melhor relação entre cobertura e franquia;
  • Opte pelo pagamento anual recorrendo ao débito direto para diminuir o prémio anual da apólice.

Juntar Créditos Num Único Contrato

Caso possua mais de um crédito, o consumidor pode optar por juntar todas as suas dívidas num único contrato. Desta forma, além de poder solicitar um financiamento extra para aumentar a sua liquidez, ainda tem a oportunidade de poupar umas boas centenas de euros mensalmente.

Ao juntar créditos, o cliente passa a estar vinculado apenas a uma instituição financeira que adquire o valor total do capital em dívida. Ou seja, o consumidor deixa de ter vários créditos ativos com diferentes credoras para ter apenas um único empréstimo.

Assim, um crédito consolidado 120 meses, permite reduzir significativamente os seus encargos mensais através do pagamento de uma prestação mais baixa, resultante dos prazos de pagamento mais alargados estabelecidos no novo contrato de crédito.

Em certos casos a poupança mensal pode chegar a 60% do valor que paga atualmente.

Renegociar Contratos de Serviços de Telecomunicações

Desde o início do ano que as operadoras de telecomunicações anunciaram subidas de preços das suas tarifas. E consequentemente, para muitas famílias, estes aumentos tornam-se insustentáveis para o orçamento mensal que possuem.

Está descontente com estes aumentos e considera que paga uma quantia elevada pelos serviços que contratou?

Conheça as alternativas que tem para renegociar o seu contrato:

  • Realçar o seu tempo de permanência na operadora;
  • Verificar o período de fidelização e aproveitar o final do mesmo para renegociar;
  • Tentar reduzir a mensalidade e/ou aumentar os benefícios do seu pacote — caso esteja satisfeito com o serviço prestado pela sua operadora;
  • Agregar vários serviços ao mesmo pacote pode ficar-lhe muito mais em conta — juntar o pacote TV+NET aos tarifários de telemóvel e dados móveis.

Reduzir Despesas Com Faturas de Água, Luz e Gás

Com a inflação verificada nos últimos meses, é natural que as faturas de água, luz e gás comecem a impactar cada vez mais o rendimento mensal das famílias portuguesas.

Comece por rever as tarifas sociais impostas nos seus contratos de serviços e opte pela solução mais barata — por norma, corresponde à tarifa regulada.

Além da transição (gratuita) para o mercado regulado, o consumidor, deve apostar num estilo de vida mais sustentável e consequentemente mais económico. Para reduzir as suas despesas mensais adote bons hábitos, como:

  • Desligar luzes acesas e remover carregadores ou outros aparelhos eletrónicos das tomadas;
  • Evitar banhos de imersão ou muito demorados;
  • Instalar redutores de caudal em todas as torneiras da sua casa;
  • Optar por utilizar lâmpadas LED e investir em eletrodomésticos mais eficientes energeticamente — caso seja necessário substituir algum equipamento;
  • Regular a temperatura da água no esquentador.

Arranjar Um Rendimento Extra

Uma alternativa bastante eficaz para aumentar o seu orçamento mensal e diminuir o impacto do custo de vida em Portugal é considerar a possibilidade de arranjar uma fonte de rendimento extra que lhe dará mais liquidez.

Caso tenha um emprego a full-time com um horário de trabalho favorável, pode aproveitar para dedicar o seu tempo livre a outros trabalhos ou atividades que lhe permitam obter um salário extra. Algumas formas mais comuns de o fazer são:

  • Realizar trabalhos enquanto freelancer;
  • Vender produtos por catálogo;
  • Responder a inquéritos remunerados;
  • Dar explicações online;
  • Fazer serviços de babysitting e/ou petsitting.

Implementar algumas destas dicas e soluções pode ajudar os portugueses a aumentar o seu rendimento familiar mensal e, no melhor dos cenários, a criarem um “pé de meia” para alguma emergência ou extravagancia.

 

 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo