CulturaSlider

José Neto e João B. Martins vencem o Avanca Pitch Sessions

Terminou o “Avanca Pitch Sessions 2021” e o júri internacional decidiu premiar o ator José Neto com o Prémio Longa Metragem e o realizador João B. Martins nos projetos de  curta metragem.

“Regressos ou Leva-me outra vez à caça contigo, pai” é o título do novo projeto que o ator José Neto procura realizar. Nascido em Angola em 1955, José Henrique Neto é um ator que se tem dividido entre o teatro, a televisão e o cinema. No cinema, integrou o elenco de filmes como “O Judeu”(1996), “Tarde demais” (2000), “A Jangada de Pedra” (2002), “Dot.com” (2007), “Arte de roubar” (2008), “Bairro” (2013), “Os Maias: Cenas da Vida Romântica” (2014), “Gelo” (2016), “Até Nunca” (2016), “Peregrinação” (2017), “Ruth” (2018), “O caderno negro” (2018), “Sefarad” (2019), “Snu” (2019), “522 – Um Gato, Um Chinês e o Meu Pai” (2019), “O Filme do Bruno Aleixo” (2019), “A Tua Vez” (2019), “A Arte de Morrer Longe” (2020), “A Luz de Judá” (2020) e proximamente em “Salgueiro Maia – O Implicado”.
Na categoria de projectos de longa-metragem o júri atribuiu ainda Menções Honrosas a “Dan Benson” de Fábio Silva e “O Primeiro Dia” de António Sequeira.
Nos projectos de curta metragem o vencedor foi ‘Maria’ de João B. Martins. Entre os projectos de curta metragem, ‘The Nest’ de Moeinoddin Jalali (Ucrânia) e ‘Teratoma’ de João Meirinhos (Portugal), foram também distinguidos com Menções Honrosas.
O Júri, presidido por Bernardo Cabral (cineasta e fundador do festival Curta Açores), foi constituído pela atriz espanhola Amparo Rodríguez, pela distribuidora argentina Luciana Abad, pelo cineasta João Sanchez e pelo escritor Nuno Camarneiro.
O Avanca Pitch Sessions é uma nova iniciativa da 25ª edição do Festival de Cinema AVANCA 2021 que visa apresentar à indústria dos audiovisuais as melhores ideias para curtas e longas metragens em fase de desenvolvimento, num ambiente de colaboração e promoção do cinema e dos autores.
Os autores dos 15 projectos nomeados participaram previamente num workshop sobre pitch para cinema e sessões de mentoring exclusivas com o jornalista e crítico de cinema Rui Pedro Tendinha e no decorrer do Festival de Cinema AVANCA 2021, fizeram a apresentação dos seus projetos em sessões coordenadas por José Miguel Pinto e apresentadas por Luís Portugal.
O Avanca Pitch Sessions procurando responder ao contexto de pandemia, decorreu de forma online. O AVANCA é uma organização do Município de Estarreja e do Cine Clube de Avanca e vem acontecendo em cada ano com o apoio do ICA / Ministério da Cultura, do IPDJ, da Junta de Freguesia de Avanca, do Agrupamento Escolar de Estarreja, da Escola Egas Moniz, da Paróquia e das Associações de Avanca, contando ainda com o apoio de várias universidades e escolas de ensino superior do país, empresas e outras instituições da região.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao Topo