Publicidade
Cultura

Festival de Nova Iorque premeia filme “Entre Sonhos”

“Entre Sonhos”, filme de Joaquim Pavão recebeu o Prémio “Best Surrealism Short Film”, do “Retro Avant Garde Film Festival”, de Nova Iorque
O filme “Entre Sonhos”, de Joaquim Pavão, acaba de ser distinguido com o Prémio “Best Surrealism Short Film”, do “Retro Avant Garde Film Festival”, de Nova Iorque, nos Estados Unidos da América.
Tendo sido distinguido anteriormente com o Prémio Melhor Realizador Janeiro 2021 no “3rd Assurdo Film Festival”, em Itália, e com o Prémio Melhor Filme Experimental, no “Festival Internacional de Cine sobre Ufología y Fenómenos Paranormales”, que decorreu no Museo Nacional de Bellas Artes (MNBA) de Neuquén, na Argentina. “Entre sonhos” passou anteriormente por festivais de cinema na Argentina, Birmânia, EUA, Itália, Japão, México e Portugal.
“Entre Sonhos” decorre num mundo pós-capitalista em que todas as decisões dos humanos estão determinadas por uma universal “vontade correcta”, via pela qual se estabelece a resolução dos conflitos e se atinge um hipotético equilíbrio pacífico. Esse equilíbrio é posto em causa através dos sonhos das personagens que, nesse universo onírico, resgatam o seu livre arbítrio. Será possível conciliar a liberdade individual com a “vontade correcta”?
Em algumas personagens, a busca da sua identidade leva-as a colocar em causa todo o sistema social em que vivem. Esses são catalogados pelo sistema como “Instáveis” e serão convidados a sair. Fora de uma sociedade organizada, o indivíduo confronta-se, então, com fortes condicionalismos como a sobrevivência e o livre arbítrio.
Nascido no MIEC –  Museu Internacional de Escultura de Santo Tirso, o filme foi produzido pela Fugir do Medo, Filmógrafo, Cine Clube de Avanca e com a participação do Festival de Cinema AVANCA. Rodado em Santo Tirso, este filme viria também a incluir filmagens realizadas no decorrer do Festival de Cinema de AVANCA 2019.
Partindo de um conjunto de composições musicais do guitarrista Óscar Flecha, o realizador e também guitarrista Joaquim Pavão, em coautoria com a actriz Isabel Fernandes Pinto, desenvolveu o projecto cinematográfico com o apoio no desenho de Gil Moreira, nos figurinos de Tucha Martins, na imagem de José Oliveira, no som de Xavier Marques, na produção executiva de Tiago Vouga, na produção de António Costa Valente e na curadoria de Álvaro Moreira.
Entre dezenas de figuras, no filme participaram actores como: Aleksandar Ćurčić, Anders Skriver, Andreia Silva, Ângelo Castanheira, Bernardo Santo Tirso, Bruna Herculano, Carlos Loureiro, Catarina Gomes, Catarina Santos, Eduardo Queirós, Filipe Gaspar, Igor Daniel, Inês Neiva, Isabel Fernandes Pinto, Isilda Mesquita, Joana Ratola Soares, Joel Sines, José Silva, Madalena Aragão, Maria Avelãs, Maria João Mata, Miguel Henriques, Patrícia Lima, Rebeca Cunha, Rui Oliveira, Rui Pena, Sara Gonçalves, Susie Filipe, Teresa Chaves e Victor Valente.
O filme foi, entretanto, escolhido para a competição oficial dos festivais “Cine Luso Espírito Mundo International Film Festival” que irá decorrer no final de novembro, em Bruxelas, e será igualmente exibido no “3in1 Film Fest”, em Samora Correia.
“Entre Sonhos” resulta de uma participação e apoio maioritário do Município de Santo Tirso e do seu MIEC –  Museu Internacional de Escultura.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo